Biblioteca Municipal registra aumento de cadastro infantil após Manhã Literária


A temporada 2016 do projeto Manhã Literária, encerrada na última terça-feira, dia 05, rendeu bons frutos à Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. A instituição registrou um aumento no cadastro de crianças que procuram o local para pegarem livros emprestados. O aumento coincide com o período de realização da Manhã Literária, que promoveu uma série de apresentações culturais no espaço entre os meses de abril e julho de 2016.
Segundo Maria Leonice, atendente da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, muitas crianças compareceram ao local para se cadastrarem e pegarem livros emprestados neste período. “Muitas das crianças que vieram assistir às contações de histórias acabaram retornando depois, acompanhadas de pais ou responsáveis, e fizeram suas fichas para usufruir do acervo da Biblioteca. Várias nos contaram que conheceram o local por meio da Manhã Literária”, afirma a atendente. “Elas fizeram o cadastro e já escolheram livros para levar. E todas retornam, ou para renovar o empréstimo, ou para devolver o livro e levar outro. Ficamos satisfeitos com isso, pois percebemos que estamos formando uma nova geração de leitores”, completa Sandra Irabi, bibliotecária responsável da Biblioteca Pública.
Para o ator Paulo Jordão, curador e articulador da Manhã Literária, este aumento da frequência de crianças à Biblioteca Pública é a grande vitória do projeto. “Estamos em êxtase com este retorno, afinal, um dos principais objetivos da Manhã Literária é justamente este, promover o acesso à Biblioteca e atuar no incentivo à leitura. Perceber que a programação da Manhã Literária despertou o interesse das crianças nos livros nos deixou muito felizes”, comemora Paulo. A atriz Melissa Nascimento, que também é curadora e articuladora do projeto, concorda. “Na verdade, acreditamos que o grande trunfo da Manhã Literária é mostrar a esta nova geração que a Biblioteca Pública não é apenas um local para estudos, mas sim um espaço para fruição cultural, diversão e lazer. Fizemos 12 apresentações nesta temporada, com contação de histórias, teatro, música e arte, e sem perder de vista a literatura, nosso principal mote. Com isso, vamos conseguindo fazer da nossa Biblioteca um espaço agradável, aconchegante e divertido”, finaliza ela.
Manhã Literária - A Manhã Literária é uma realização da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura, e parceria com o Departamento de Educação. É um projeto que tem como objetivo promover o incentivo à leitura e valorizar a Biblioteca Municipal como um espaço de lazer e fruição cultural. Para isso, foi realizada uma programação cultural e artística, que incluiu apresentações de contação de histórias, sessões de mediação de leitura, oficinas e apresentações teatrais e musicais. A temporada 2016 da Manhã Literária realizou 12 apresentações voltadas às crianças e quatro oficinas formativas voltadas a professores e profissionais de cultura.
Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand – A Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17 horas. Além de contar com um grande acervo de livros para empréstimo e uma sala de estudos, o local também realiza atividades culturais, como oficinas, saraus e contação de histórias. A bibliotecária Sandra Irabi lembra que a Biblioteca aceita doações de livros de literatura. “As pessoas que têm livros em casa, em bom estado de conservação, mas que não utilizam mais, podem doar para a Biblioteca. Assim, outras pessoas poderão usufruir dele. Pedimos que doem apenas livros de literatura, e não livros didáticos”, reforçou.
Departamento Municipal de Cultura

Postar um comentário

0 Comentários