Orgulho e Identidade

Por Edilva Bandeira e Marcos da Cruz


Boa noite, vou iniciar a abertura do Sarau Diversidade com uma frase de Harvey Milk, ativista gay norte-americano, que diz:  “Quando evocamos um evento para celebrar a diversidade, evocamos também as memórias e identidades daqueles que lutaram e lutam por direitos equânimes”. 

O evento Orgulho e Identidade - mês de combate à LGBTQIA+fobia: uma luta coletiva pela existência juntamente com a semana da diversidade evocou por meio de várias entidades memórias e a identidades de diversos ilhenses que acreditam numa sociedade equânime. Essa voz ecoou por diversos lugares em Ilha Solteira. 

Desde o início deste evento acompanhamos vários debates e embates que vão de mesas redondas sobre masculinidades, filmes temáticos, palestras de gordofobia, feminismo, questões indígenas entre outros. Esses eventos fez despertar em nós memórias, lembranças, sentimentos e emoções que nos atravessaram desde a abertura com um ato na Praça Paiaguás.

Reconhecer a diversidade em nossa cidade é fundamental para pensarmos numa cultura de paz e respeito às diferenças, essas ações propostas neste evento, vem de encontro em pensar de forma coletiva a luta pela existência de grupos que sofrem violência racial e de gênero. Mas, acima de tudo, trazer à memória por meio das discussões de todo um movimento social que acredita numa sociedade antirracista e antissexista. 

Além disso, reafirmar a identidade de diversos grupos minoritários que existem e resistem, tais como: Coletivos Feministas, LGBT, Negros e Negras, Indígenas, Movimento de Mulheres e outros.

A FLIS 2023 que está sendo realizada desde março, financiada por um edital PROAC da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com a prefeitura Municipal de Ilha Solteira, agradece as parcerias do Departamento Municipal de Cultura,  em nome do prefeito municipal Otávio Gomes e do diretor de Cultura Claudemir Alves, da Unesp, Instituto Federal, Fundação Cultural, Escolas públicas e particulares, Biblioteca Pública  Municipal por meio de nossa doce e eterna parceira Sandra Irabi Mahmoud, que faleceu recentemente e participou de muitas FLIS.

Por fim, hoje poderemos por meio da arte comemorar, protestar e celebrar a diversidade trazendo para o palco nossas memórias, nossa arte, nossa história e acima de tudo: a nossa identidade. Por isso, reconhecer essa diversidade por meio de um Sarau é oportunizar que artistas possam expressar por meio da sua arte, o seu orgulho. 

Sempre foi e será a identidade da FLIS, fomentar, reconhecer e incentivar  as manifestações artísticas e o respeito a diversidade.


*Texto de abertura do Sarau “Orgulho e Identidade”, realizado pela FLIS em parceria com o diretório acadêmico da Unesp e comunidade LGBTQIA+ de Ilha Solteira, em 26/05/2023.


Edilva Bandeira

Marcos da Cruz

04/06/2023


Postar um comentário

0 Comentários