FLIS - Memórias Literárias


Edilva Bandeira – Curadora da FLIS


É bom ter livros de citações. Gravadas na memória, elas inspiram-nos bons pensamentos. 

                                                    Winston Churchill


Estamos iniciando hoje a publicação de textos produzidos por nossos parceiros e parceiras da FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira, evento cultural literário que acontece há 10 anos em nossa cidade. 

Como memória do evento lembramos que foram tantas apresentações de estudantes das várias escolas locais, parcerias incríveis, shows musicais, dança, contação de histórias, saraus, oficinas, exposições, exibição de filmes, palestras, rodas de conversa e muito mais.

Escolhemos para 2023 o tema “Memórias Literárias”, diálogo entre as memórias verbais e não verbais que nos conduzem pelo mundo artístico-literário, seja por meio da programação que já é tradição, como os saraus, palestras, mostra de trabalhos da educação e cultura local, troca de livros, seja pelas novidades incorporadas este ano, como a "Rota Flis" em que os visitantes assistirão apresentações teatrais, musicais e contação de histórias na biblioteca pública e em palco montado na praça, visitarão a exposição na Fundação Cultural, assistirão filmes de animação no cinema e participarão de leituras no Coreto montado na Praça dos Paiaguás, novo espaço FLIS incorporado este ano a programação, também foi incorporado uma feira de venda de livros com participação de 1 editora e 2 empresas de comercialização de livros.

Aproveitando que a FLIS será realizada no mês de março e sua abertura se dará no Dia Internacional da Mulher, procuramos fazer uma programação com destaque em participações femininas, tanto de escritoras homenageadas, quando de palestrantes, atrizes, cantoras, além da  exibição de fotos de mulheres ilhenses na exposição.

Durante o mês de março e abril publicaremos no site Celeiro Cultural, artigos produzidos por nossos parceiros e parceiras culturais das mais diversas profissões. São eles e elas, Ariane Daruichi, Vilma Duarte, Maria Ivanida, Dolores Barbosa, Marcos da Cruz, Maria Jô, Fabiana Alves, André Santana, Franciellen Francese, Thiago Pereira, Valdo Fernando, Melissa Nascimento e Paulo Jordão e outros que ainda estamos convidando. 

Os recursos de realização da FLIS são de um Edital ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Contamos com o apoio da Fundação Cultural, Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal.

Edilva Bandeira

05/03/2023

Postar um comentário

0 Comentários