Projeto Memória.com realiza atividade prática no Bairro Bela Vista


Na manhã desta sexta-feira, 05, o Projeto Memória.com foi retomado com uma atividade prática. Desta vez, os participantes foram a campo, no Bairro Bela Vista, registrar histórias e imagens do local utilizando seus celulares. O Projeto Memória.com é uma ação cultural fruto de uma parceria entre os coletivos Ponto Jovem e Sopro de Memória, e visa envolver o jovem no resgate de suas próprias origens e se apropriar dos meios tecnológicos para registrá-la. Trata-se de uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira), da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

A nova atividade é parte da Oficina de Internet, terceira e última etapa do Projeto Memória.com. Nela, os estudantes devem produzir conteúdo audiovisual utilizando celulares no Bairro Bela Vista, no intuito de registrar fatos e imagens que registrem a história do local. Para isso, eles andaram pelo bairro e entrevistaram moradores, acompanhados dos oficineiros da atividade, a professora Edilva Bandeira e o jornalista André Santana. O produtor cultural Evandro Leroes e a jornalista Ana Terra Bandeira, que ministraram as oficinas de vídeo e fotografia, também os acompanharam para orientá-los.

Na próxima etapa da Oficina de Internet, André Santana e Edilva Bandeira auxiliarão os participantes na criação do blog do projeto. No espaço, eles publicarão as fotos e vídeos realizados, e também escreverão testemunhos sobre o andamento do projeto.


Sobre o Memória.com – O Projeto Memória.com visa promover ações que contribuam com a apropriação tecnológica dos meios de comunicação por adolescentes e jovens. Nesta edição, que acontece em 2016, o projeto atende adolescentes moradores dos bairros ilhenses Bela Vista e Jardim Novo Horizonte, e tem como objetivo realizar o registro da memória e da história destes dois bairros por meio da tecnologia. Para isso, são oferecidas oficinas de vídeo, fotografia e internet. Ao final do projeto, os trabalhos realizados serão expostos num sarau de encerramento. 

Postar um comentário

0 Comentários