FLIS 2016: Sarau encerra projeto Memória.com


Nesta quinta-feira, 15, às 9h, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, acontece o Sarau Memória.com. O evento, que tem entrada gratuita e faz parte da programação da FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira, encerra o projeto Memória.com que, nos últimos meses, envolveu estudantes da Escola Estadual Arno Hausser no registro oral e fotográfico dos bairros ilhenses Bela Vista e Novo Horizonte. O Projeto Memória.com é uma ação cultural fruto de uma parceria entre os coletivos Ponto Jovem e Sopro de Memória, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira), da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

No Sarau Memória.com, os participantes do projeto promoverão uma exposição dos trabalhos realizados ao longo da execução das atividades. Serão exibidos fotos, vídeos e textos feitos por eles, mostrando a vida, as histórias e o cotidiano dos moradores destes dois bairros ilhenses. Os jovens também farão apresentações culturais e artísticas, envolvendo música e dança, para celebrar o encerramento do projeto.


O Memória.com é um projeto que envolveu adolescentes no registro histórico de bairros de Ilha Solteira por meio da apropriação tecnológica. Para isso, a ação promoveu oficinas de vídeo, fotografia e internet, fazendo com que os jovens aprendessem técnicas audiovisuais e as colocassem em prática nos bairros onde vivem, utilizando seus próprios celulares. Assim, ao longo das atividades, eles fizeram fotos registrando locais e curiosidades dos bairros, e também gravaram vídeos entrevistando os moradores. Por fim, todo este material foi disponibilizado num blog, que pode ser acessado no endereço www.memoriailhasolteira.blogspot.com.

Postar um comentário

0 Comentários