Cine Paiaguás exibe mostra do Dia Internacional da Animação


A programação do Mês da Criança no Cine Paiaguás continua. No dia 28 de outubro, a partir das 19 horas, será exibida a Mostra do Dia Internacional da Animação, uma seleção de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. A Mostra do Dia Internacional da Animação é uma realização da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Solteira e a Fundação Cultural. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Entre os principais curtas nacionais que compõem a programação estão “O Quebra-Cabeça de Tarik”, de Maria Leite, uma animação em stop-motion que mostra o cientista Tarik que, em seu laboratório subterrâneo, se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida; e “Bilhares Inglórios”, de João Cardoletto, animação 2D que mostra um jogo de sinuca pacífico entre dois rapazes que se transforma em uma batalha acirrada quando o prêmio da disputa passa a ser a atenção de uma linda garota que acaba de chegar no local. Também serão exibidos trabalhos de Wesley Rodrigues e Daniel Bruson, entre outros cineastas.
O dia 28 de outubro é considerado o Dia Internacional da Animação porque neste dia, no ano de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme “Pauvre Pierrot”. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2016 o Dia Internacional da Animação está na sua 13ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros.

Postar um comentário

0 Comentários