Circuito Cultural Paulista traz espetáculo “Jardim Noturno” à Ilha Solteira



O espetáculo de dança “Jardim Noturno”, da Companhia de Dança Siameses, é a atração do mês de novembro do Circuito Cultural Paulista em Ilha Solteira. A apresentação acontece no domingo, 13 de novembro, a partir das 20 horas, na Casa da Cultura Rachel Dossi. O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura, por meio da Apaa (Associação Paulista dos Amigos das Artes), com apoio do Departamento Municipal de Cultura.
Em “Jardim Noturno”, a companhia explora o movimento mínimo, fragmentado, estilhaçado, como se honrasse cada célula do corpo separadamente. Busca o gesto essencial, coordenado com extrema sofisticação sensorial e, ao mesmo tempo, com um olhar projetado em direção ao simples. As personagens germinam na obscuridade, confiando na noite e na sua capacidade de guardar segredos. São personagens que extraem de seus iguais a verve que perpassa seus sistemas em forma de resiliência para que progridam na precariedade do cotidiano e atravessem, ao mesmo tempo, as noites escuras da alma.

Criada em 2005 na cidade de São Paulo, a Companhia de Dança Siameses procura uma linguagem ímpar com o objetivo o entendimento do aparato físico e mental do artista, de forma a provocar no espectador uma reverberação imediata, fazendo-o repensar a sua própria estrutura, bem como a interação e a ressonância de seus atos no meio em que vive. Com direção do bailarino, coreógrafo e artista plástico, Maurício de Oliveira a companhia baseia-se em fundir informações provenientes do estudo da Hatha Yoga (Iyengar), do balé clássico e de outras técnicas corporais que favoreçam a apreensão dos mecanismos de funcionamento da estrutura de integração corpo e mente. O desenvolvimento do hábito do pensar filosófico fez com que a reflexão fosse parte integrante e fundamental dos processos criativos.

Postar um comentário

0 Comentários