Exposição "Matryoshkas Contemporâneas" no Conjunto Nacional

Matryoshkas Contemporâneas
Neste sábado, 09, a partir das 18 horas, no Conjunto Nacional, em São Paulo – SP, será aberta a exposição “Matryoshkas Contemporâneas”, da artista Nadia Starikoff. Neste trabalho, a artista transforma as sementes de sua ancestralidade em jardins, fazendo da arte a conexão mais profunda entre essência e universo.

A Jardineira do Mundo pinta ecossistemas lúdicos, oníricos e coloridos, orquestrando uma genuína alquimia entre suas tintas, emoções, giz pastéis, lápis, inquietudes e amores. Para celebrar suas raízes e a trajetória de luta e resistência de sua família, a artista nos presenteia com a coleção Matryoshkas Contemporâneas.

Segundo o curador Higor Advenssude, a exposição foi um projeto criado para celebrar a ancestralidade russa da artista Nadia Starikoff, e fazer uma referência à Rússia, país-sede da Copa do Mundo 2018. "A artista partiu para um pesquisa interna para revelar o significado de cada camada, assim como nas tradicionais bonecas russas. Mas aqui cada boneca/escultura tem uma forma diferente. Essa foi minha principal colaboração no projeto como curador. Estimular a artista a dar uma forma especial e diferente para cada camada/escultura", explica Advenssude.

Inspirada nas tradicionais bonecas russas, a exposição apresenta cinco esculturas, cada uma desvelando uma camada de Nadia. As origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.



SERVIÇO

Exposição: MATRYOSHKAS CONTEMPORÂNEAS de Nadia Starikoff
Onde: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista 2073
Abertura: 09 de Junho às 18h00
Período: 10 a 30 de Junho de 2018
Horário: 10h00 às 22h00
Informações: (11) 3384-0523 / (11) 996 510 507  
Entrada gratuita



Higor Advenssude, curador da exposição


Projeto:
Concepção e Coordenação Geral: Desvela - Empreendimentos Socioculturais

Curadoria:  Higor Advenssude

Narrativas Poéticas - Carol Mondin
Expografia - Juliana Silveira
Fotografia e Video - PC Pereira
Identidade Visual - Higor Advenssude
Pesquisa em Arte e Design Gráfico - Desirée Melo

Realização: Conjunto Nacional e Desvela - Empreendimentos Socioculturais

Postar um comentário

0 Comentários