Cine Paiaguás exibe mostra do Dia Internacional da Animação neste domingo


Neste domingo, 28, a partir das 19 horas, o Cine Paiaguás exibe, gratuitamente, mais uma mostra do Dia Internacional da Animação. Trata-se de uma seleção de curtas-metragens nacionais e internacionais realizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). O Dia Internacional da Animação em Ilha Solteira tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, e da Fundação Cultural de Ilha Solteira.

Para compor a mostra do Dia Internacional da Animação, a ABCA selecionou diversos curtas-metragens, do Brasil e vários outros países. Assim, inicialmente será exibida a Mostra Internacional, a partir das 19 horas, com filmes oriundos do México, Canadá, Argentina e França, entre outros. Na sequência, às 20 horas, será exibida a Mostra Nacional, composta por oito curtas brasileiros. Os pequenos filmes misturam diferentes técnicas de animação, incluindo o 2D, computação gráfica e stop-motion.

O Dia Internacional da Animação (DIA) é o maior evento de exibição simultânea do país. A comemoração também acontece em mais de 100 cidades brasileiras e em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.


Dia Internacional da Animação - Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018, o DIA vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h, simultaneamente em todas os locais participantes, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. Em Ilha Solteira, a Mostra do Dia Internacional da Animação é exibida desde 2010.

Postar um comentário

0 Comentários