Sarau dos Amigos abre série "Ilhados" com homenagem ao Dia da Consciência Negra


Nesta semana, o Sarau dos Amigos retornou à Praça dos Paiaguás, no centro de Ilha Solteira, para iniciar mais uma série de saraus. Intitulado “Sarau dos Amigos – Ilhados”, a nova série tem como proposta a valorização da literatura ilhense, por meio da participação de escritores, cantores e compositores da cidade. No primeiro sarau deste ciclo, o Sarau dos Amigos se uniu ao Nabisa (Núcleo Afro-brasileiro de Ilha Solteira) e à Fundação Cultural de Ilha Solteira no evento “(Re)Existência Negra”, e fez uma edição especial sobre a temática.

No Sarau dos Amigos, a apresentadora Edilva Bandeira falou aos presentes sobre obras literárias que abordam a temática negra, além de mostrar autores e textos sobre o tema. Assim, os presentes puderam recitar textos alusivos à data. Além disso, os músicos Tavinho Limma, Karina Limsi, Matheus Catitu e Chico Viola se apresentaram com um repertório autoral.

O Sarau dos Amigos também contou com uma exposição artística de trabalhos desenvolvidos na Escola Estadual Arno Hausser, numa ação coordenada pela professora de artes Milena. Os alunos fizeram cartazes com desenhos e colagens que abordavam a valorização da cultura negra. Além disso, artesãos ilhenses trouxeram artesanato alusivo à cultura negra.

Ilhados – O Sarau dos Amigos – Ilhados é o novo ciclo de saraus que tem como objetivo a valorização do talento ilhense. Com uma proposta autoral, o Sarau dos Amigos – Ilhados terá seis edições, entre 2018 e 2019, e trará na programação cantores e compositores ilhenses, que mostrarão seus trabalhos. Além disso, o Sarau promoverá recitais de textos e poesias de escritores locais. Ao final do ciclo, os textos mostrados no evento serão reunidos numa antologia, chamada “Ilhados”, com contos e poesias de escritores ilhenses.

O Sarau dos Amigos – Ilhados é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de SP), e do coletivo Sarau dos Amigos, com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa - Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira) e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

Artesanato

Chico Viola

Dalva Barbosa, escritora ilhense

Edilva Bandeira, apresentadora do Sarau dos Amigos

Exposição dos alunos da Arno Hausser

Karina Limsi

Matheus Catitu

Tavinho Limma

Postar um comentário

0 Comentários