Uniarte apresenta "Contos Lá da China" na Casa da Cultura


O espetáculo teatral “Contos Lá da China”, do projeto Uniarte, terá uma apresentação especial na Casa da Cultura Rachel Dossi, em Ilha Solteira. O espetáculo acontecerá no dia 31 de março, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e classificação livre. O Uniarte é um projeto realizado pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, com patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera a hidrelétrica de Ilha Solteira.

“Contos Lá da China” é baseado em lendas e contos do folclore chinês. Na peça, um mestre de cerimônias do Teatro Chinês relembra histórias milenares da Antiga China para mostrar que, apesar do tempo e da distância, somos povos muito parecidos e que buscamos, basicamente, as mesmas coisas: amor e felicidade. Para isso, ele resgata o conto camponês “O Riacho dos Desejos” e a clássica “O Rouxinol e o Imperador”, baseada na história do autor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen.

“Contos Lá da China” é um espetáculo com concepção e direção-geral de Paulo Jordão, orientação de atores de Melissa Nascimento, produção musical de Bruno Rodrigo Nogueira e coreografia de Gabriela Arriagada. No elenco estão Ayla Camillo, Beatriz Aranha, Brian Costa, Jhúlia Vitória Santos, João Arthur Nunes, Laura da Hora, Luana Guimarães, Lucas de Lima, Quézia Rodrigues e Rafaela Barreto. “Estamos muito felizes com a oportunidade de apresentar nosso espetáculo na nossa casa, depois de passarmos por várias cidades. Esperamos que os ilhenses gostem, pois trata-se de um trabalho realizado com muito amor”, comenta Paulo Jordão, diretor do espetáculo.

“Contos Lá da China” é um trabalho desenvolvido a partir das oficinas de teatro, dança e música promovidas desde o ano passado pelo projeto Uniarte. O patrocínio da CTG Brasil viabiliza a apresentação da peça em diversos municípios próximos às hidrelétricas operadas pela empresa. O espetáculo estreou em outubro de 2018, nas cidades de Cerro Negro e Abdon Batista, em Santa Catarina. Em dezembro passado, a peça foi apresentada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Em 2019, o grupo retomou a circulação, nas cidades de Caçu e Itarumã, em Goiás. O espetáculo será apresentado ainda em Selvíria (MS) e Castilho (SP).

Uniarte

O projeto Uniarte é uma ação de formação e difusão cultural baseada nas artes integradas, tendo o teatro como mote. A ação conta com alunos bolsistas, que frequentam oficinas multidisciplinares de formação nas áreas de teatro, música e dança, e que acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Espaço Melissa & Paulo Teatro, em Ilha Solteira. Como resultado dessas oficinas, o Uniarte realizou, ao longo de 2018, a Manhã Literária, uma ação de ocupação artística da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, de Ilha Solteira, apresentando contações de histórias. A peça “Contos Lá da China” é outro produto resultante das atividades.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários