Com apresentação em Ilha Solteira, Uniarte encerra circulação


No último domingo, 31, o projeto Uniarte apresentou o espetáculo teatral “Contos Lá da China” na Casa da Cultura Rachel Dossi, em Ilha Solteira. Com a apresentação, o projeto encerrou a circulação de seu espetáculo, fruto de um trabalho de formação teatral que durou um ano, e que foi apresentada também em outras sete cidades. O Uniarte é um projeto realizado pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, com patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera a hidrelétrica de Ilha Solteira.

A peça “Contos Lá da China” foi o principal resultado do projeto Uniarte, que ofereceu oficinas de teatro, dança e música para dez adolescentes bolsistas da cidade de Ilha Solteira. O espetáculo é baseado em lendas e contos do folclore chinês, e conta histórias que ressaltam valores como o amor, a amizade e a generosidade. “O Riacho dos Desejos” e “O Rouxinol e o Imperador” são dois dos contos apresentados na peça, que mistura elementos como dança, artes marciais, teatro de sombras e música.

Uma das novidades da apresentação de “Contos Lá da China” em Ilha Solteira foram os recursos de acessibilidade. Um intérprete de libras se posicionou na lateral do palco, enquanto uma atriz se encontrava na primeira fileira da plateia para fazer a audiodescrição do espetáculo. A novidade foi muito bem recebida pelo público, e o espetáculo contou com vários espectadores portadores de necessidades especiais que usufruíram dos recursos.

Com a apresentação de “Contos Lá da China” em Ilha Solteira, o projeto Uniarte encerra a circulação do espetáculo. O patrocínio da CTG Brasil viabilizou a apresentação da peça em diversos municípios próximos às hidrelétricas operadas pela empresa. O espetáculo estreou em outubro de 2018, nas cidades de Cerro Negro e Abdon Batista, em Santa Catarina. Em dezembro passado, a peça foi apresentada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Em março deste ano, a circulação foi retomada, e a peça foi apresentada em Itarumã e Caçu, em Goiás; em Selvíria, no Mato Grosso do Sul; e em Castilho, em São Paulo. Ilha Solteira encerrou o ciclo.

“Contos Lá da China” é um espetáculo com concepção e direção-geral de Paulo Jordão, orientação de atores de Melissa Nascimento, produção musical de Bruno Rodrigo Nogueira e coreografia de Gabriela Arriagada. No elenco estão Ayla Camillo, Beatriz Aranha, Brian Costa, Jhúlia Vitória Santos, João Arthur Nunes, Laura da Hora, Luana Guimarães, Lucas de Lima, Quézia Rodrigues e Rafaela Barreto.

Uniarte

O projeto Uniarte uma ação de formação e difusão cultural baseada nas artes integradas, tendo o teatro como mote. A ação conta com alunos bolsistas, que frequentam oficinas multidisciplinares de formação nas áreas de teatro, música e dança, e que acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Espaço Melissa & Paulo Teatro, em Ilha Solteira. Como resultado dessas oficinas, o Uniarte realizou, ao longo de 2018, a Manhã Literária, uma ação de ocupação artística da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, de Ilha Solteira, apresentando contações de histórias. A peça “Contos Lá da China” é outro produto resultante das atividades.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários