CTG Brasil celebra parceria com a Unesp de Ilha Solteira


Com o objetivo de conservar e perpetuar espécies da fauna e flora na região de Ilha Solteira, a CTG Brasil firmou parceria com a Unesp para desenvolver o projeto “A biodiversidade da Ilha Solteira e seu entorno”. A apresentação do estudo para a imprensa e autoridades, bem como os primeiros resultados, será no próximo dia 17 de maio, a partir das 10h, no Anfiteatro DEFERS, da Unesp de Ilha Solteira.

O projeto teve início em fevereiro de 2019 e será executado ao longo de um ano. As pesquisas estão concentradas na ilha fluvial que dá nome à cidade, localizada a jusante da barragem da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. O local foi declarado Patrimônio Histórico, Público, Cultural e Municipal, em 2003, e Área de Proteção Ambiental, em 2004.

“Nossa intenção com a parceria é gerar conhecimento com foco na conservação ambiental. Esses estudos nos ajudarão a levantar informações sobre o ecossistema da região que até então nós não tínhamos”, diz Aljan Machado, diretor de Meio Ambiente e Patrimônio da CTG Brasil.

No projeto, além de representantes da empresa, estão envolvidos 9 professores e 10 alunos da Unesp de Ilha Solteira. O grupo atuará em quatro linhas de estudo: “Inventário da flora da ilha fluvial de Ilha Solteira”; “Conhecendo as aves da Ilha Solteira”; “Macrófitas aquáticas e mexilhão dourado: Resíduos com uso potencial como substrato na produção de mudas e plantio de espécies de cerrado e mata ciliar”, e “Geotecnia ambiental utilizando técnicas de bioengenharia de solos na recuperação de áreas degradadas”.

Além de produzir conhecimento, a parceria entre a CTG Brasil e a Unesp resultará na aquisição de 14 materiais permanentes para a universidade como microscópio, estufa, lentes, entre outros equipamentos laboratoriais.

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma empresa da China Three Gorges Corporation, líder global em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários