"Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar", longa de Marcelo Gomes estreia nos cinemas


O diretor Marcelo Gomes estava a caminho de um festival de cinema em Taquaritinga do Norte e ao passar por Toritama ficou impressionado com a loucura que havia se tornado aquela cidade que conhecera pacata, com biblioteca, orquestra de música, festa de padroeiros. Responsável por 20% da produção de jeans do país, Toritama havia se transformado. "Foi quando alguém comentou comigo que as pessoas ali costumavam vender seus próprios eletrodomésticos para passar o carnaval na praia. Achei que era uma transgressão muito forte alguém se desvencilhar dos bens de consumo, muitas vezes de primeira necessidade, por conta do carnaval. Fiquei imaginando a intensidade desse processo de trabalho e, como eu faço cinema para vasculhar o que eu não conheço, achei que esse era um bom mote para um filme", diz o diretor.

Produzido pela Carnaval Filmes, ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR mostra o envolvimento dos moradores de Toritama com a produção de jeans no Brasil e com o carnaval. O documentário estreia dia 11 de julho dentro da Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva da Vitrine Filmes, que lança um título por mês, com sessões diárias e ingressos de valor reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes. "Eu acho muito oportuno ter a estreia nacional do nosso filme justamente no momento histórico que o Brasil vive: onde os trabalhadores a cada dia perdem seus direitos, onde o Ministério do Trabalho é extinto e onde se promove a política do trabalho autônomo sem se saber as reais consequências disso. Durante a realização do filme, nós tivemos grandes encontros com maravilhosos moradores de Toritama e também tivemos momentos de grande reflexão. Afinal, o que seria só um documentário sobre uma pequena cidade industrial se transformou num processo de reflexão, sobre o que nós fazemos com a nossa vida, com o nosso trabalho e com o nosso tempo. Essa jornada pelo Agreste foi um momento muito feliz pra gente, além de muito prazeroso", declara Marcelo Gomes.

A Sessão Vitrine destaca-se por sua preocupação em fomentar a formação de público e por uma curadoria que zela pelo fortalecimento de um audiovisual descentralizado. São lançados pelo projeto filmes realizados em diferentes estados, de diversos gêneros narrativos, que apresentam temáticas plurais e afirmativas. Dessa maneira, a distribuidora Vitrine Filmes vem se consolidando como um projeto que atua na construção de um cinema diversificado.


SINOPSE

A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os locais trabalham sem parar e os moradores são orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval - o único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.


================================

CRÉDITOS

Brasil, 2019, 85 min, classificação indicativa


Direção | Roteiro: Marcelo Gomes

Produtoras: Carnaval Filmes, Rec Produtores Associados, Misti Filmes.

Direção de Fotografia: Pedro Andrade

Produtores: João Vieira Jr., Nara Aragão

Coprodutores: Chico Ribeiro, Ofir Figuereido, Ernesto Soto, Marcelo Gomes

Produção executiva: João Vieira Jr., Ernesto Soto

Montagem: Karen Harley

Som: Pedro Moreira, João Lucas, Lucas Caminha

Música: O Grivo

Direção de Produção: Karina Nobre, Luna Gomides

Assistência de Montagem: Gustavo Campos


Personagens: Leonardo, Francielly, Canario, Velho do Ouro


SINOPSE CURTA

Uma pequena cidade do Agreste pernambucano é considerada a capital nacional do jeans. Esse microcosmo mostra o capitalismo moderno e suas transgressões.

================================

FESTIVAIS

Mostra Panorama | 69º Festival de Berlim

Mostra Competitiva | 24º É Tudo Verdade: Prêmio da Crítica | Abraccine, Menção Honrosa | Júri Oficial, Menção Honrosa | Júri da Associação Brasileira dos Documentárias/ABD-SP

Sheffield Doc Fest 2019 – Seleção Oficial

Olhar de Cinema – Olhares Brasil

Doc Aviv - International Documentary Film Festival.


DIRETOR

O longa-metragem de estreia de Marcelo Gomes, Cinema, aspirinas e urubus, chamou a atenção da mídia em 2005 ao ser selecionado para o Festival de Cannes (na seção Un Certain Regard), onde ganhou o Prêmio da Educação Nacional da França. Em 2009 ele apresentou o cultuado Viajo porque preciso, volto porque te amo, no Festival de Veneza. Codirigido por Karim Ainouz, o filme ganhou diversos prêmios em cidades como Toulouse, Havana e Paris. Em 2012 Gomes estreou seu terceiro longa, Era uma vez eu, Verônica, no Festival Internacional de Cinema de Toronto e ganhou prêmios em festivais como os de Brasília, Havana, San Sebastian e Guadalajara. Em parceria com o artista visual Cao Guimarães, ele lançou, em 2014, na mostra Panorama do Festival de Berlim, o longa O homem das multidões. E, em 2017, estreou na Mostra Competitiva do Festival de Berlim com Joaquim, longa-metragem contemplado com Prêmio Fênix (México) e premiado também no Festival de Havana e Nova York.


CARNAVAL FILMES

A Carnaval Filmes é uma empresa produtora de audiovisual sediada no Recife, fundada e dirigida por Nara Aragão e João Vieira Jr. Atuando na produção cinematográfica, de conteúdo televisivo e dialogando com outras áreas de criação artística e da criação conjunta em música, teatro, fotografia e literatura, através da troca com talentos de outros estados e países. Além do longa Greta, a Carnaval assina a produção do documentário Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, selecionado para o Festival de Berlim 2019, e produz a série de animação Bia Desenha, e os longas longas Casa, doc de Letícia Simões, Fim de Festa, de Hilton Lacerda e Vestido Branco, Véu e Grinalda, de Marcelo Gomes.


SOBRE A SESSÃO VITRINE

Projeto de distribuição coletiva que lança um filme por mês, com sessões diárias e ingressos de valor reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes. Realizado pela Vitrine Filmes, destaca-se por sua preocupação em fomentar a formação de público e por uma curadoria que zela pelo fortalecimento de um audiovisual descentralizado. São lançados pelo projeto filmes realizados em diferentes estados, de diversos gêneros narrativos, que apresentam temáticas plurais e afirmativas. Dessa maneira, vem se consolidando como um projeto que atua na construção de um cinema diversificado.


Postar um comentário

0 Comentários