Bate-papo, contação de história e exposição abrem FLIS 22

Cia Melissa & Paulo Teatro na Manhã Literária da FLIS 22

A Festa Literária de Ilha Solteira começou nesta quinta-feira, 10, com muitas atrações. A FLIS 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna foi aberta com bate-papo, contação de história e uma exposição de artes plásticas. O evento é realizado pela Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac Editais, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

A ação online “Roda de conversa sobre o impacto cultural da Semana de Arte Moderna de 1922”, mediada por Edilva Bandeira, doutoranda em Estudos Literários, abriu a FLIS 22 na noite de quinta-feira, 10. Transmitido pelo Youtube, o bate-papo reuniu especialistas que fizeram um panorama sobre o assunto.

Na sexta-feira, 11, a programação da FLIS 22 continuou na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, com a Manhã Literária. O evento destacou a contação de história da Cia Melissa & Paulo Teatro, que falou sobre os principais personagens da Semana de 22. Alunos da Escola Estadual Urubupungá prestigiaram o evento.

Em seguida, os alunos visitaram a exposição de artes plásticas Ilha Modernista, no hall do Cine Paiaguás. A exposição conta com um amplo acervo de artes nas mais variadas modalidades, realizadas por artistas plásticos profissionais e amadores, além de estudantes de Ilha Solteira. 

Bate-papo sobre o impacto cultural da Semana de 22

Exposição de artes plásticas Ilha Modernista

A FLIS 22 continua nesta sexta-feira, 11, a partir das 20 horas, na Praça dos Paiaguás, com o Sarau Popular. O evento traz apresentações de Chico Viola e Biel. Na ocasião, o escritor Rodrigo Castilho Freitas lança seu livro “A Semente da Magnificência”.

No sábado, 12, a FLIS 22 promove, no Cine Paiaguás, um festival de curtas-metragens, que exibirá trabalhos dos videomakers Otávio Uzumaki, Inah Rios, Theo Rios e Edilene Spitaletti. Ao final da exibição, os artistas comandarão um bate-papo sobre os filmes. Logo depois, o Clube de Leitura Ler É Viver se reúne no Cine Paiaguás para conversar sobre “Memórias Sentimentais de João Miramar”, de Oswald de Andrade. Mais tarde, a partir das 20 horas, acontece na Praça dos Paiaguás o Sarau Antropofágico, que reunirá intervenções do Diretório Acadêmico 11 de Abril e show com a banda Alcateia.

Na segunda-feira (14), a FLIS 22 continua, com atrações especiais até sexta-feira (18). Confira todos os eventos abaixo. O escritor João Silvério Trevisan será o convidado especial no dia 14 de março.


Feira de troca de livros – Em todos os saraus presenciais, a FLIS 22 promove uma Feira de Troca de Livros. Haverá um acervo de livros usados à disposição, e os frequentadores poderão trazer seus livros e trocar por outros. 



PROGRAMAÇÃO


11/03/2022


20h - Sarau Popular: Biel e Chico Viola

Lançamento do livro "A Semente da Magnificência", de Rodrigo Castilho Freitas

Local: Praça dos Paiaguás


12/03/2022


15h - Festival de Curtas-metragens e bate-papo com Edilene Spitaletti, Otávio Uzumaki, Inah Rios e Theo Rios

Local: Cine Paiaguás


17h - Clube de Leitura Ler é Viver: "Memórias Sentimentais de João Miramar" - mediação: Edilva Bandeira

Local: Cine Paiaguás


20h - Sarau Antropofágico: com Diretório Acadêmico 11 de abril (Unesp)

Show com Alcateia

Local: Praça dos Paiaguás


14/03/2022


20h- Bate-papo: “A Sociedade Paulistana e Brasileira de 1922”, com mediação de Thiago Pereira e participação do escritor João Silvério Trevisan

Local: Youtube Cultura Ilha Solteira


15/03/2022


10h -Oficina de artes plásticas com Marlei Masson

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


20h - Espetáculo teatral "Os Grandes de 22", com Cia Melissa & Paulo Teatro

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi


16/03/2022


20h – Palestra: “A representação da brasilidade negra e indígena em Macunaíma”, com Marcos da Cruz

Local: Cine Paiaguás


17/03/2022


10h – Leitura pública de autores modernistas e apresentação de Maria Ivanilda e seus alunos da Emef ABBS

Musical com Kamylla Vrech

Local: Cine Paiaguás


20h – Sarau Capoeira, Samba e Maracatu: com Felipe Ribeiro, Jô e Mestre Aranha

Local: Praça dos Paiaguás


18/03/2022


10h – Recital de poemas modernistas de Manuel Bandeira, com Maria José e alunos do NEP Objetivo 

Local: Cine Paiaguás


20h – Sarau Ariano Suassuna, Sua Sina, Sua Cena, com Tavinho Limma

Local: Youtube Cultura Ilha Solteira



EXPOSIÇÕES


Exposição de Artes Plásticas – todos os dias no Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato


Exposição de fotografias “Crônica de Banalidades Ordinárias”, de Sylvia Sanchez – a partir de 14 de março no hall da Casa da Cultura Rachel Dossi. Parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).


PRODUÇÃO AUTORAL


Durante o mês de março, autores de Ilha Solteira convidados produzirão um conteúdo inédito no projeto Celeiro Antropofágico. Toda a produção será publicada no site www.celeirocultural.com.

Postar um comentário

0 Comentários