FLIS 22 promove palestra sobre Macunaíma

O professor Marcos da Cruz

Nesta quarta-feira, 16, a partir das 20 horas, no Cine Paiaguás, a Festa Literária de Ilha Solteira apresenta a palestra “A Representação da Brasilidade Negra e Indígena de Macunaíma”, ministrada pelo professor Marcos da Cruz. Trata-se de mais uma ação da FLIS 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna. O evento é realizado pela Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac Editais, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

“Macunaíma”, de Mário de Andrade, é considerada a obra central e mais característica do Modernismo. Foi fruto de anos de pesquisas sobre o folclore nacional, mitologias indígenas e profundas observações sobre a linguagem coloquial do povo brasileiro. A obra é uma rapsódia sobre a formação do Brasil, em que vários elementos nacionais se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.

Na palestra, o professor Marcos da Cruz fala sobre a obra e como ela representa os negros e indígenas que formam o Brasil. Marcos da Cruz é professor efetivo no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus de Ilha Solteira-SP. É formado em História e Pedagogia, e é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).


O que já aconteceu – A FLIS 22 acontece desde a última quinta-feira, 10, e já promoveu bate-papos, saraus e exibições de cinema. Na noite desta segunda-feira, 14, o evento promoveu uma palestra online com o escritor João Silvério Trevisan, que falou sobre a importância do Modernismo e como ele dialoga com sua obra. Já na manhã de terça, 15, a professora Marlei Masson promoveu uma oficina de artes plásticas, que envolveu os estudantes que visitaram as exposições da FLIS.

O evento vai até a próxima sexta-feira, 18. Confira a programação abaixo.


15/03/2022


20h - Espetáculo teatral "Os Grandes de 22", com Cia Melissa & Paulo Teatro

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi


16/03/2022


20h – Palestra: “A representação da brasilidade negra e indígena em Macunaíma”, com Marcos da Cruz

Local: Cine Paiaguás


17/03/2022


10h – Leitura pública de autores modernistas e apresentação de Maria Ivanilda e seus alunos da Emef ABBS

Musical com Kamylla Vrech

Local: Cine Paiaguás


20h – Sarau Capoeira, Samba e Maracatu: com Felipe Ribeiro, Jô e Mestre Aranha

Local: Praça dos Paiaguás


18/03/2022


10h – Recital de poemas modernistas de Manuel Bandeira, com Maria José e alunos do NEP Objetivo 

Local: Cine Paiaguás


20h – Sarau Ariano Suassuna, Sua Sina, Sua Cena, com Tavinho Limma

Local: Youtube Cultura Ilha Solteira



EXPOSIÇÕES


Exposição de artes plásticas ILHA MODERNISTA – no Museu e Sala de Convenções Nara Lucia Nonato


A exposição reúne obra de artistas ilhenses profissionais e amadores que trazem, em seus estilos únicos, um olhar sobre o modernismo. São pinturas em tela, desenhos, colagens e outras modalidades, realizadas por estudantes, jovens e artistas plásticos profissionais, numa mistura que tem tudo a ver com a Semana de Arte Moderna.


Exposição de fotografias “Crônica de Banalidades Ordinárias”, de Sylvia Sanchez - a partir de 14 de março no hall da Casa da Cultura Rachel Dossi. 


Na série, através de uma performance para a câmera, um corpo ocupa de modo pouco usual os cômodos quase vazios de uma casa – sempre justaposto a objetos triviais sem utilidade aparente e deslocados de seus lugares habituais. Os gestos do corpo – e as relações que estabelecem, dentro do quadro fotográfico, com os espaços e objetos – subvertem as noções de normalidade e de funcionalidade nas ações cotidianas, esgarçando as fronteiras do habitual. Promovem humor e desconforto, ao mesmo tempo em que espreitam os condicionamentos e razões que se ocultam sob a superfície do dia-a-dia. Parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS). 


PRODUÇÃO AUTORAL


Durante o mês de março, autores de Ilha Solteira convidados produzirão um conteúdo inédito no projeto Celeiro Antropofágico. Toda a produção será publicada no site www.celeirocultural.com.

Postar um comentário

0 Comentários