CTG Brasil investe em projeto de arte e educação em Ilha Solteira

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, leva para Ilha Solteira (SP) o Projeto “Trilhar - A Arte que Transforma”. Com incentivo de R$ 1,9 milhão, a iniciativa é realizada com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Serão quatro exposições entre junho e dezembro deste ano, no espaço expositivo do Museu e Sala de Convenções “Profª Maria Lúcia Nonato”, localizado na Praça dos Paiaguás, 135. A mostra que inaugura o projeto, em 11 de junho, será a “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara.

Com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior, o projeto reúne fotografias que trazem como destaque a água e sua relação com figuras como a caiçara, pantaneiro, caipira, indígenas, entre outros povos, numa representação da diversidade cultural e social e da conexão afetuosa e quase religiosa desses povos com o meio ambiente. A exposição fica aberta à visitação do público até o dia 14 de agosto.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade de desenvolver, em Ilha Solteira, um projeto como o Trilhar, que trabalha simultaneamente em várias frentes de arte e cultura, propondo deixar um legado para o município”, explica Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da CTG Brasil.

“As ações culturais e educacionais do Trilhar buscam proporcionar benefícios à comunidade e evidenciam a responsabilidade social e o compromisso em contribuir para o desenvolvimento da região”, explica Leila Gazzaneo, Produtora Executiva da Weimar.

As próximas exposições agendadas este ano em Ilha Solteira pelo projeto são “Marchetaria do Descarte à Arte”, do artista e educador social Daniel Blanco; uma “Mostra Nacional de Cerâmica Sustentável: da Terra ao Objeto”, com 15 ceramistas mulheres e curadoria de Fernando Zelman; além da mostra “Mundo Melhor e Sustentável”, com trabalhos desenvolvidos por alunos.

Até o final do ano, o Projeto Trilhar prevê uma intensa programação, que contará com palestras e oficinas culturais e educativas, abordando diversos temas, desde sustentabilidade a cidadania, ciência, entre outros.

Sobre o fotógrafo

Araquém Alcântara, 70 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.

Em sua vasta produção constam 57 livros sobre temas ambientais, 22 livros em coautoria, três prêmios internacionais, 32 nacionais, 75 exposições individuais, além de inúmeras reportagens e ensaios para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Autor de Terra Brasil – o livro de fotografia mais vendido no país, com uma tiragem total de mais de 100 mil exemplares –, é o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society.

Possui fotografias em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu Internacional do Café, no Japão, Centro Cultural Georges Pompidou, na França, Museu Britânico, na Inglaterra, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.

Projeto Trilhar - A Arte que transforma

Exposição “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara

Abertura: 11/ 06

Visitação: Até 14/08

Horários: das 8h às 17h, de segunda-feira a sábado

Local: Museu e Sala de Convenções “Nara Lúcia Nonato”

Praça dos Paiaguás, 135, Ilha Solteira (SP)

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Postar um comentário

0 Comentários