8ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira acontece de 5 a 11 de setembro

De 5 a 11 de setembro será realizada a 8ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira. A programação será composta por espetáculos teatrais diversos, voltados para todas as idades, além de contações de histórias e oficinas, e acontecerá na Casa da Cultura Rachel Dossi, Cine Paiaguás, Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand e Praça dos Paiaguás.

A 8ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira será aberta com edições especiais da Manhã Literária, um projeto de ocupação artística da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Na segunda-feira, 5, a partir das 9h30, será apresentada a contação de história “Contos Africanos”, com Melissa Nascimento e Paulo Jordão. Já na terça, 6, a programação continua com “Histórias que Minha Vó Contava”, com Franciellen Francese. E na quinta, 8, a contação será “Contos da Realeza”, com Brian Costa.

Na quinta-feira, 8, também começam os espetáculos teatrais na Casa da Cultura Rachel Dossi. A abertura será com os alunos do projeto Culturando, do Departamento de Cultura. Os alunos farão apresentações de dança e de cenas curtas a partir das 20 horas, na Mostra Culturando.

Na sexta, 9, a partir das 10 da manhã, na Casa da Cultura Rachel Dossi, a Cia Melissa & Paulo Teatro apresenta o espetáculo “Drop”. No mesmo dia, a partir das 19h30, os palhaços Catxupi e Maionezi divertem as crianças no espetáculo “A Aposta”, que será apresentado na Praça dos Paiaguás. Na sequência, às 20h30, acontece o espetáculo “Simplesmente Mulheres”, com a Cia Escola Livre de Teatro de Jales.

No sábado, 10, às 17h30, será apresentado o espetáculo infantil “Os Lavadores de Histórias”, com a Cia de Achadouros. Mais tarde, às 20h30, a Cia Cênica, de São José do Rio Preto (SP), traz o espetáculo “Oi Lá Inezita”, que será apresentado na Praça dos Paiaguás.

A 8ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira será encerrada no domingo, 11, com o espetáculo “Anne Frank”, da Cia Cid Chagas, de Pereira Barreto (SP), a partir das 20h30 na Casa da Cultura Rachel Dossi.


Oficinas – Além das apresentações, a 8ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira também realizará diversas oficinas. Nos dias 5 e 6 de setembro, acontece a oficina “Criação de Personagem: Um Estudo pela Ação Direta”, com Emerson Grotti, a partir das 18 horas, no Cine Paiaguás. Já no dia 9, a partir das 15 horas, acontece a Oficina de Artes Circenses: Tecido Acrobático, com Marlene Ferreira e Lucas Lima, na Academia Fiu Flut. Por fim, nos dias 10 e 11, Emanuel Piato comanda a Oficina de Palhaçaria, com duas turmas: uma infantil, às 9h da manhã, e uma adulta, às 14 horas, no Cine Paiaguás. Para participar, é necessário inscrição prévia por meio de um Formulário Google. O link pode ser encontrado na página do Departamento de Cultura no Facebook (facebook.com/culturaisa).


PROGRAMAÇÃO 8ª MOSTRA DE TEATRO DE ILHA SOLTEIRA


05/09 – segunda-feira


09h30 – Manhã Literária “Contos Africanos”, Cia Melissa e Paulo Teatro

Local: Biblioteca Pública Assis Chateaubriand

Em “Contos Africanos”, a Cia. conta lendas africanas de tradição oral que se comunicam com as crianças sobre valores de formação como empatia, cooperação e solidariedade, além de trazer um pouco das raízes ancestrais que influenciaram a nossa cultura e fazem parte do nosso cotidiano como a culinária, a língua, os costumes, as danças e a música.


06/09 – terça-feira


09h30 – Manhã Literária “Histórias que minha avó contava”, com Franciellen Francese

Local: Biblioteca Pública Assis Chateaubriand

Franciellen conta histórias e lendas dos povos indígenas.


08/09 – quinta-feira


09h30 – Manhã Literária “Contos da Realeza”, com Brian Costa

Local: Biblioteca Pública Assis Chateaubriand

A contação reúne contos de diferentes autores, todos voltados para a época de reis, rainhas, príncipes e princesas proferidos por um bobo da corte e uma princesa nada convencional.


20h00 – Projeto Culturando

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi

Os alunos do Projeto Culturando, que ministra aulas de teatro e dança gratuitas, apresentam uma mostra especial, com coreografias de Danças Urbanas e um festival de cenas curtas com os integrantes do Teatro Escola.


09/09 – sexta-feira


10h00 – Drop - Cia Melissa e Paulo Teatro

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi

Em “Drop”, um grupo de jovens tenta entender o motivo de uma amiga cometer suicídio. Chamam então o público para ouvir suas histórias e criam um entrelaçado de pensamentos, anseios, angústias e frustrações. Ao confrontar seus conflitos, traduzem suas emoções com as músicas que estão ouvindo, depoimentos de outros jovens, cartas, poesias faladas e cenas. Depressão, ansiedade, medo, preconceito, racismo e aceitação são alguns dos assuntos abordados.


19h30 – Palhaços Maionezi e Catxupi: A Aposta

Local: Praça dos Paiaguás

Com bom humor e muita palhaçada, os palhaços Maionezi e Catxupi divertem crianças e adultos de todas as idades.


20h30 – Simplesmente Mulheres, Escola Livre de Teatro de Jales

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi

O espetáculo retrata o universo feminino, com recortes de cenas que mostram as lutas diárias das mulheres que buscam se manter fortes, frente aos desafios de um mundo que não as entende.


10/09 – sábado


17h30 – Os Lavadores de Histórias: uma travessia aos meandros do Rio Tietê", Cia de Achadouros

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi

Os Lavadores de Histórias são três personagens – Urucum, Tom Tom e Jatobá. À noite, eles visitam quintais abandonados para lavar objetos esquecidos como brinquedos e roupas, e reviver momentos especiais da infância.


20h30 – Oi Lá Inezita, Cia Cênica

Local: Praça dos Paiaguás

Inspirada na vida e obra de Inezita Barroso (1925 - 2015), o espetáculo relembra a artista que ficou conhecida nacionalmente por sua voz, viola e pelos sotaques regionais reproduzidos em suas interpretações e trabalho, como no programa Viola, Minha Viola.


11/09 – domingo

20h30 – Anne Frank, Cia Cid Chagas

Local: Casa da Cultura Rachel Dossi

Fugindo das manifestações antissemitas que cresciam com a ascensão do Partido Nazista ao poder na Alemanha, Anne Frank, seus pais e irmã migram para Amsterdã, Holanda. Anne, acaba por confinar-se num pequeno espaço com familiares e outros judeus. O chamado “Anexo secreto’. Anne compartilha suas experiências e reflexões acerca de si e seus familiares num diário chamado de “Kitty”.


OFICINAS

05 e 06/09 – segunda e terça-feira

“Criação da personagem – um estudo pela ação direta” com Emerson Grotti

Horário: 18 horas

Local: Cine Paiaguás

Interessados a partir de 16 anos

20 vagas

Através de exercícios práticos e leituras de textos teatrais, a oficina tem por premissa, provocar o aluno-ator a desenvolver novas perspectivas no desenvolvimento de sua criatividade e narrativas, descobrindo novos caminhos para questões sobre a criação e desenvolvimento de personagens, entendendo e ampliando suas dinâmicas, junto aos textos e às necessidades do Teatro Contemporâneo.


09/09 – sexta-feira

Oficina “Artes circenses: Tecido Acrobático”, com Marlene e Lucas

Horário: 15 horas

Local: Academia Fiu Flut

15 vagas

O tecido acrobático é um tipo de performance na qual um ou mais artistas realizam acrobacias aéreas enquanto enrolados em um tecido. A oficina propõe uma introdução à arte.


10 e 11/09 – sábado e domingo

Introdução à Palhaçaria, com Emanuel Piato

Horário: 9 horas (infantil – até 14 anos)

14 horas (jovem e adulto – maiores de 14 anos)

Local: Cine Paiaguás

Emanuel Piato, o palhaço Maionezi, ensina os participantes os primeiros passos da palhaçaria. 

Postar um comentário

0 Comentários