Natura Musical apresenta "Trem Negreiro", novo álbum do grupo Trem Tan Tan


Conhecido nacionalmente pela luta antimanicomial e inclusão da pessoa com sofrimento mental na sociedade, o grupo musical mineiro Trem Tan Tan se prepara para mostrar ao mundo o seu novo álbum, Trem Negreiro, patrocinado por Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.  O show será realizado no dia 30 de agosto, quarta-feira, às 20h, no Centro Cultural Unimed BH-Minas (Rua da Bahia, 2244, Lourdes). O lançamento, que conta também com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal de Cultura, terá as participações especiais de Tom Nascimento, Victor Melo, Raphael Sales e coral Fora da Caixa, que marcam presença em canções do novo trabalho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo site www.eventim.com.br ou na bilheteria do teatro.

O álbum tem coordenação artística do multiartista Babilak Bah e direção musical e arranjos do talentoso trombonista Leonardo Brasilino, com arranjos de base de um dos seus participantes, Mauro Camilo.  As composições do novo trabalho do grupo Trem Tan Tan passeiam por diversos ritmos brasileiros. “As canções perpassam o frevo, ijexá, samba e funk-rock, destacando belas melodias, como a balada Pandemia dura que faz uma crônica do período do caos de saúde mundial que nos trouxe dor e solidão. Já No morro mora gente boa retrata o cotidiano das periferias brasileiras e faz a denúncia da violência policial nos morros da cidade. Outra música em destaque é o funk-rock Os meus remédios têm dupla personalidade, que retrata o quanto os medicamentos e os efeitos colaterais, não passam de verdadeiras drogas e chamam a atenção para o uso e abuso na sua indicação e uso.  No repertório também há espaço para o lirismo e canções românticas que abordam os dramas do coração como no samba canção Isaura e o samba-rock Samba sentimental. Já o ijexá que batiza o álbum convoca para a celebração da alegria, da cultura do autocuidado, além da conexão com a ancestralidade com a música título: Trem Negreiro, relata Babilak Bah.

Oito das dez canções que ilustram o álbum Trem Negreiro foram compostas pelo coletivo Trem Tan Tan e outras duas são parcerias com poetas da cena literária de Belo Horizonte: Wir Caetano e Cândidos Kamayurá.  O novo trabalho conta com participações especiais. “Tom Nascimento compartilha o seu talento na música A voz do Bispo; Raphael Sales em Gentileza nessa dança, A voz do Bispo, Não me calo nem pranto, e No morro mora gente boa; Victor Melo participa nas canções Pandemia dura e Isaura. Já a música que dá nome ao álbum conta com os musicistas Cassiano Luiz, Jorge Bonfá, Almin Bah, Gilson júnior, Everton Coroné e Pablo Cavaquinho, além do coral “Fora da Caixa, formado por cidadãos com sofrimento mental, com direção de Tata Santana”, destaca o coordenador artístico do Trem Tan Tan.

Babilak Bah destaca a importância do álbum. “O novo trabalho autoral do coletivo vem coroar duas décadas de resistência, luta política e inclusão através da cultura, provocando reflexões sobre a loucura e a questão étnico racial com letras e melodias que estabelecem uma sintonia com a atualidade da revisitação histórica e a reivindicação pela cidadania, direitos e equidade que marca a sociedade brasileira”, diz.

O lançamento do álbum Trem Negreiro, do grupo Trem Tan Tan foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado da Casa Sonora, Djalma Ramalho, Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Tavinho Leoni. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí.


Sobre Natura Musical


Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.


Antes do show


O grupo Trem Tan Tan vai disponibilizar música, clipe e podcast antes do show de lançamento. No dia 27 de julho, quinta-feira, às 20h30, acontece a live de encerramento das comemorações dos 20 anos do coletivo. A transmissão será conduzida por Babilak Bah e vai contar com as participações do psiquiatra Paulo Amarante, da artista e produtora Tatiana Cavinato e a usuária e militante do Fórum Mineiro, Sílvia Vilarejo.

No dia 07 de agosto, será realizado o lançamento de Sabe onde fica o hospício?, primeira música que integra o álbum, seguida por um videoclipe, da canção Trem Negreiro, no dia 14 de agosto. Já no dia 21 de agosto, o público poderá conferir a série de podcasts que conta a história do grupo Trem Tan Tan. “Com esses documentos sonoros e imagéticos o Trem Tan Tan faz um questionamento transversal entre a loucura e a questão racial, revelando compositores invisíveis que orbitam o serviço substitutivo e o Sistema Único de Saúde”, destaca Babilak Bah.


Todo o material poderá ser visto e ouvido pelas nas redes sociais do coletivo Trem Tan Tan:

Instagram: https://www.instagram.com/tremtantan/

Facebook: https://web.facebook.com/profile.php?id=100063737949775

YouTube: https://www.youtube.com/@tremtantan2274


Sobre o Trem Tan Tan


O Trem Tan Tan é um coletivo de compositores surgido nas oficinas de música e artes da política de saúde mental de Belo Horizonte. O grupo já participou de vários projetos culturais do estado de Minas Gerais e em inúmeros espaços culturais do país levando a bandeira da criatividade e da luta antimanicomial, tornando-se referência para cidadãos e outros grupos excluídos no campo da saúde mental no Brasil.

Desde 2019, o coletivo Trem Tan Tan se prepara para esse momento, depois de atravessar por um processo de imersão subjetiva e auto avaliação crítica a partir de sua trajetória, além de participar de oficinas com vários artistas da cena local com a perspectiva de avanço de sua linguagem na busca de aprimoramento técnico, ao realizar uma jornada que envolve ensaios contínuos, oficinas de criação para ampliar o processo de composição além de promover discussões sobre a loucura e a cidade, ao atravessar esse longo processo de investigação musical.


Ficha Técnica do show de lançamento:


Trem Tan Tan: Mauro Camilo, Marcos Evando, Marcos Alexandre, Rogéria Ferreira e   Babilak Bah

Músicos suportes: Almin Bah, Leonardo Brasilino, Jorge Bonfá. Gilson Junior e Buiu

Participações especiais: Tom Nascimento, Raphael Sales, Victor Melo e coral Fora da Caixa

Produção: ZenPreto Produções


Serviço


Live de encerramento das comemorações de 20 anos do coletivo Trem Tan Tan

27 de julho, quinta-feira, às 20h30, pelas redes sociais do grupo Trem Tan Tan


Lançamento de Sabe onde fica o hospício?, primeira música que integra o álbum Trem Negreiro

07 de agosto, segunda-feira, nas plataformas digitais e redes sociais do grupo Trem Tan Tan


Lançamento do videoclipe da canção Trem Negreiro

14 de agosto, segunda-feira, nas redes sociais do grupo Trem Tan Tan



Lançamento de série de 04 podcasts

21 de agosto, segunda-feira, nas redes sociais do grupo Trem Tan Tan

Show de lançamento de “Trem Negreiro”, novo álbum do grupo Trem Tan Tan

30 de agosto, quarta-feira, às 20h, no Centro Cultural Unimed BH Minas (Rua da Bahia, 2244, Lourdes)

Entrada franca mediante retirada prévia de ingresso pelo site www.eventim.com.br ou na bilheteria do teatro, sujeito a lotação do espaço.


Produção: ZenPreto Produções


Patrocínio:

Natural Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, através do Fundo Municipal de Cultura


Trem Tan Tan nas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/tremtantan/

Facebook: https://web.facebook.com/profile.php?id=100063737949775

YouTube: https://www.youtube.com/@tremtantan2274

Postar um comentário

0 Comentários