"Barbie" é tema de debate em evento realizado pelo MIS

O filme do momento é tema de debate no MIS! No dia 15 de agosto, às 20h, o canal do [youtube.com/user/missaopaulo]Museu da Imagem e do Som no YouTube transmite uma conversa entre os psicanalistas do podcast “Lá Fora”, Pedro Colli, Vanessa Figueiredo e Marielle Kerllemann, e a jornalista Cristiane Gercina, que vão discutir o filme Barbie com mediação de Luciana Saddi.  

O evento faz parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa gratuito realizado pelo MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo), em parceria com a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). O projeto traz, mensalmente, sessão de filme seguida por debate com especialistas no tema apresentado pela obra – essa edição especial contará apenas com o debate online. A curadoria e a mediação da conversa são de Luciana Saddi, coordenadora de cinema e psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP.  

Sobre o filme 

Barbie 

(dir. Greta Gerwig, EUA; Canadá, 2023, 114 min, 12 anos) 

No mundo mágico das Barbies, Barbieland, uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa com as outras. Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no mundo real e muda completamente a percepção sobre seu próprio mundo. 

“Barbie” por Luciana Saddi

“Barbie, da diretora Greta Gerwig, é um filme muito bem construído, bonito, divertido e que pretende desconstruir parte do cotidiano centrado na sociedade patriarcal. O roteiro utiliza referências importantes do cinema e diálogos agudos para criticar as relações entre homens e mulheres.  

A boneca vive em seu mundinho cor-de-rosa, artificial e repleto de superficialidade – no qual homens são acessórios. Até que entra em crise existencial. Para aplacar a angústia, e voltar a se sentir plenamente realizada, viaja ao mundo real em busca de uma determinada menina que tinha deixado de brincar de Barbie para – quem sabe – “curá-la” dessa desistência. A cada garota real corresponde uma Barbie. A angústia de morte causadora da crise da boneca era proporcional à perda de sentido da brincadeira com a Barbie no mundo real. 

Não é mera coincidência que o roteiro descrito no parágrafo anterior seja semelhante ao próprio processo analítico. Sem querer generalizar, é frequente encontrar pontos que se repetem nos mais diversos tratamentos psicanalíticos. Primeiro, crise que leva à perda de sentido do mundo e à busca por retornar ao estado anterior, em que não havia rachaduras ontológicas. Durante esse processo, ocorre investigação sobre si mesmo, movimento de autoconhecimento, rupturas, desconstruções, e depois, de longa peripécia, reconstrói-se criticamente algum sentido para si mesmo e para a própria vida. Costuma ser o roteiro exitoso de uma análise e, com certeza, do filme mais falado do ano.”

Sobre os convidados

Cristiane Gercina é jornalista de economia e colunista de maternidade da Folha de S.Paulo. Ganhadora do Prêmio Folha em 2019 e 2020 na categoria Serviço, foi editora assistente de economia do jornal Agora SP. É graduada e pós-graduada pela Unesp, escreve sobre economia, previdência, imposto de renda, funcionalismo, maternidade e literatura. 

Lá Fora é um podcast que busca pôr a psicanálise lá para fora, e pôr o “lá fora” para dentro da psicanálise. Seu desejo é democratizar o saber e o efeito analítico, muitas vezes aprisionados em bolhas de linguagem, socioeconômicas, institucionais, geográficas, algorítmicas etc. Quando isso vem a acontecer, não apenas os ouvintes podem ter sua liberdade de olhar e de pensar ampliados. Do outro lado, a própria psicanálise também é potencialmente beneficiada, pois, como se observa, o fechamento e o hermetismo são frequentemente acompanhados de atrofia da reflexão e descolamento da realidade.

Conheça os criadores do podcast:

Pedro Colli Badino de Souza Leite é médico (FM-USP) e psiquiatra (IPq-HC). Membro efetivo e docente da SBPSP. Membro-coordenador no Núcleo de Psicanálise do IPq-HC. Coordenador do Grupo de Estudos “O mal-estar na civilização digital” (SBPSP). Autor dos livros “Uma flor nasceu na rua; a psicanálise que continua a brotar por aí” e “O mal-estar na civilização digital”.

Vanessa Figueiredo Corrêa é psiquiatra e poeta. É membro associado da SBPSP e do GEP de São José do Rio Preto e Região.

Marielle Kellermann é psicóloga (USP) e membro associado da SBPSP. Atende no consultório há 17 anos e estuda a relação entre sujeito e tecnologia. Autora do livro “Hiperconectividade e exaustão” (ed. Blucher), a ser lançado em breve.

Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, mestre em Psicologia pela PUC-SP e diretora de cultura e comunidade da SBPSP (2017/2020). É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do programa de cinema e psicanálise da diretoria de cultura e comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo.

Serviço | Ciclo de Cinema e Psicanálise – “Barbie”

AO VIVO no YouTube do MIS

youtube.com/user/missaopaulo

Data: 15.08, às 20h

Classificação: livre

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

Postar um comentário

0 Comentários