Nova edição da Festa Literária de Ilha Solteira começa em 22 de abril

De 22 a 27 de abril, será realizada a 6ª edição da FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira. Ao longo de uma semana, o evento promoverá uma série de ações e atividades nas mais variadas modalidades artísticas, tendo a literatura como mote. A FLIS 2024 é realizada pelo coletivo Celeiro Cultural, em parceria com a Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, por meio do Departamento de Cultura.

De 22 a 26 de abril, às 8h e às 9h30, acontece a Rota FLIS, uma atividade que inclui uma Mostra de Animação, com a exibição de curtas-metragens, um bate-papo musicado com o artista Guilherme Melo e uma visitação à Exposição de Arte dos alunos da Arno Hausser, que acontece no Museu e Sala de Convenções Nara Lucia Nonato. Além disso, outras atividades acontecem ao longo da semana.

No dia 23 de abril, às 19h30, no Cine Paiaguás, será promovido o debate Produção Literária no Brasil, com mediação de Edilva Bandeira e a participação de Carla Araújo e Igor Micheletto. A ação também contará com a presença de Tavinho Limma, que fará uma intervenção musical.

Na quarta-feira, 24, haverá uma sessão de cinema gratuita por meio do Projeto Pontos MIS, a partir das 20h no Cine Paiaguás. Já na quinta-feira, 25, às 20h, no Cine Paiaguás, acontece a atividade “Unidos pela Poesia” realiza uma mostra de vídeos-poemas que foram produzidos durante a pandemia, além de um bate-papo sobre as produções, com mediação de Thiago Pereira.

Na sexta-feira, 26, será promovida uma oficina de confecção de máscaras “Continente Africano”, a partir das 9h30, no Cine Paiaguás. Já às 14h15, no mesmo local, Edilva Bandeira e o professor Thiago Pereira comandam uma roda de conversa sobre o processo de produção do livro “Uma Escola que Escreve”. Mais tarde, às 19h, Edilene Spitaletti apresenta a palestra “A Mulher no Cinema”. Em seguida, às 20h, haverá a exibição Série Documental “Marcas” e bate-papo com a documentarista Edilene Spitaletti.

A FLIS será encerrada no sábado, 27, com duas atividades. Às 17h, acontece uma reunião online do Clube de Leitura Ler é Viver para conversar sobre o livro “O Avesso da Pele”, de Jefferson Tenório. O encontro acontece via Google Meet e é livre para quem quiser participar, bastando se inscrever previamente pelo e-mail celeiroculturalisa@gmail.com. Por fim, às 20h, na Praça dos Paiaguás, acontece uma nova edição do Sarau dos Amigos, marcando o encerramento da FLIS 2024.

Durante todos os eventos, a FLIS também promove o Espaço Brincarte, um “cantinho” onde as crianças podem ler, desenhar e pintar. Também acontece a Feira de Troca de Livros, onde interessados podem levar livros e trocar por outros.


PROGRAMAÇÃO FLIS 2024


Rota FLIS - de 22 a 26 de abril, às 8h e às 9h30

Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. 

Bate papo musicado com Guilherme Melo

Espaço Brincarte: Espaço lúdico e feira de troca de livros

Exposição Alunos da Arno Hausser

Local: Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato (Cine Paiaguás)


Outras atrações:


Data: 23/4 (terça-feira)


Atividade: Debate – Produção Literária no Brasil

Convidados: Carla Araújo e Igor Micheletto

Mediação: Edilva Bandeira

Intervenção musical: Tavinho Limma

Horário: 19h30 

Local: Cine Paiaguás


Data: 24/04 (quarta-feira)


Atividade: Ponto MIS – cinema

Horário: 20h 

Local: Cine Paiaguás


Data: 25/04 (quinta-feira)


Atividade: Unidos pela poesia: Mostra de vídeo-poemas produzidos na pandemia e bate-papo sobre os desafios no processo de produção.

Mediação: Thiago Pereira dos Santos

Horário: 20h

Local: Cine Paiaguás


Data: 26/04 (sexta-feira)


Atividade: Oficina de confecção de máscaras “Continente Africano” 

Horário: 9h30

Local: Cine Paiaguás 

A oficina propõe uma visitação ao universo das máscaras, das estampas africanas e seus significados. De forma prática, o objetivo do projeto é trazer conhecimento das diferenciações  étnicas e as riquezas culturais de todo o continente africano por meio de suas artes manuais. As padronagens, texturas, cores e técnicas como recurso de aprendizagem para o aprimoramento das habilidades manuais e referências estéticas. A oficina será ministrada pelos artistas Melissa Nascimento e Paulo Jordão.


Atividade: Roda de conversa: Processo de produção do livro Uma Escola que Escreve: Interfaces da diversidade e representatividade sob a perspectiva da Equipe de Profissionais da E. E. Arno Hausser

Horário: 14h15

Local: Cine Paiaguás 

Mediação: Thiago Pereira dos Santos e Edilva Bandeira



Atividade: Palestra: A mulher no cinema, com Edilene Spitaletti

Horário: 19h

Local: Cine Paiaguás


Atividade: Exibição Série Documental “Marcas” e bate papo com a documentarista Edilene Spitaletti

Horário: 20h00

Local: Cine Paiaguás


Data: 27/04 (sábado)


Clube de Leitura Ler é Viver – "O Avesso da Pele", de Jefferson Tenório

Horário: 17h00

Encontro online via Google Meet



Saraus do Amigos 

Horário: 20h00

Local: Praça dos Paiaguás

Participações: Brian Costa e Kamylla Vrech

Postar um comentário

0 Comentários