Afrocentrando promove ação sobre Literatura Negra

A literatura com protagonistas negros foi o destaque da anova ação do “Afrocentrando”, da Cia. Melissa & Paulo.

Em ação realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Cia. Melissa & Paulo, com alunos da escola municipal Lúcia Maria Donato Garcia, aconteceu o “LITERÁFRICAS”, com a leitura de histórias com protagonistas negros.

Foram priorizados livros disponíveis nas bibliotecas nas unidades educacionais de Ilha Solteira, como “O Cabelo de Lelê”, “A Menina Bonita do Laço de Fita”, “Kaya, Uma História de Representatividade”, “A Cor de Coraline” e “Neguinha Sim”.

Na ação, Melissa e Paulo trouxeram leituras e pequenas dinâmicas que propõem interação com as crianças em relação às temáticas, estimulando a compreensão dos textos e a ambientação com as histórias.

Uma nova ação do projeto será realizada em junho.

Afrocentrando

A ação faz parte da programação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.

O Projeto “Afrocentrando” – educando com arte pluriétnica e decolonial resgata a ancestralidade como fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e criatividade. Da tradição oral ao legado literário, esta edição do projeto de ocupação da sede da Cia Melissa e Paulo Teatro faz revisita aos legados culturais e artistas brasileiros da negritude. Traz também as novas produções artísticas e literárias e o protagonismo juvenil na construção da cidadania.

O projeto “Afrocentrando” é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com execução da Cia Melissa & Paulo Teatro.

Postar um comentário

0 Comentários