Depois de uma roda de capoeira com o Mestre Aranha e o Grupo Memória, realizada no último dia 13, a próxima edição do projeto “Afrocentrando”, da Cia. Melissa & Paulo, terá uma ação com um compilado de pequenos contos originários de diversas nações do continente africano, editados em livros, com ilustrações e músicas.
Na última edição, o Mestre Aranha contou um pouco sobre o surgimento da capoeira no contexto histórico e cultural brasileiro. O Grupo Memória Capoeira de Ilha Solteira também fez demonstrações práticas em uma Roda de Capoeira, mostrando seus movimentos, conceitos físicos, mentais e éticos, bem como a musicalidade, com seus instrumentos, ritmos e cânticos que, além de embalar a roda, mantém viva a cultura e a memória dos pioneiros dessa arte brasileira.
Já na próxima segunda-feira (27), a partir das 9h, na sede da Cia. Melissa & Paulo, que fica no Passeio Uberaba nº 403, acontece o “LITERÁFRICAS”, um compilado de pequenos contos originários de diversas nações do continente africano, editados em livros, com ilustrações e músicas.
Melissa e Paulo, serão os mediadores que trarão leituras e pequenas dinâmicas que propõem interação com as crianças em relação às temáticas, estimulando a compreensão dos textos e a ambientação com as histórias.
Afrocentrando
A ação faz parte da programação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.
O Projeto “Afrocentrando” – educando com arte pluriétnica e decolonial resgata a ancestralidade como fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e criatividade. Da tradição oral ao legado literário, esta edição do projeto de ocupação da sede da Cia Melissa e Paulo Teatro faz revisita aos legados culturais e artistas brasileiros da negritude. Traz também as novas produções artísticas e literárias e o protagonismo juvenil na construção da cidadania.
O projeto “Afrocentrando” é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com execução da Cia Melissa & Paulo Teatro.
0 Comentários