Projeto Memória.com realiza oficina prática de fotografia




Na manhã desta quinta-feira, 02, o Projeto Memória.com deu sequência à sua Oficina de Fotografia. Desta vez, a atividade foi prática, e os participantes puderam sair a campo e fotografar utilizando seus próprios celulares. O Projeto Memória.com é uma ação cultural fruto de uma parceria entre os coletivos Ponto Jovem e Sopro de Memória, e visa envolver o jovem no resgate de suas próprias origens e se apropriar dos meios tecnológicos para registrá-la. Trata-se de uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), com apoio da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira), da Escola Estadual Arno Hausser e da Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.
Os estudantes participantes são alunos da Escola Estadual Arno Hausser e moradores dos bairros Bela Vista e Novo Horizonte. A ideia é que, no decorrer do projeto, eles registrem histórias e fatos de seus bairros, sempre utilizando a tecnologia. Por isso, nesta etapa, eles foram acompanhados pelos oficineiros André Santana e Ana Terra Bandeira numa praça, onde utilizaram celulares para fazer fotografias utilizando as técnicas de composição fotográficas vista na oficina teórica realizada anteriormente.
Com a oficina concluída, a etapa seguinte será a produção desenvolvida pelos próprios participantes. Nesta fase, eles terão a tutoria dos oficineiros por meio de um grupo on line, no qual farão fotografias representativas das histórias de seu bairro. A ideia é que eles fotografem o bairro onde moram, as casas, as pessoas, os espaços que compõem a memória do local em que vivem. A próxima atividade do projeto será uma Oficina de Internet, ministrada por Edilva Bandeira e André Santana, que culminará com a criação de um blog no qual será reunido todo o material obtido nas oficinas anteriores.
Sobre o Memória.com – O Projeto Memória.com visa promover ações que contribuam com a apropriação tecnológica dos meios de comunicação por adolescentes e jovens. Nesta edição, que acontece ao longo do primeiro semestre de 2016, o projeto atende adolescentes moradores dos bairros ilhenses Bela Vista e Jardim Novo Horizonte, e tem como objetivo realizar o registro da memória e da história destes dois bairros por meio da tecnologia. Para isso, são oferecidas oficinas de vídeo, fotografia e internet. Ao final do projeto, os trabalhos realizados serão expostos num sarau de encerramento.
Departamento Municipal de Cultura

Postar um comentário

0 Comentários