3ª FLIS terá diversas atrações na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


Entre os dias 14 e 17 de setembro acontece a 3ª edição da FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira. Com o tema "Biblioteca Viva!", a terceira edição do evento virá com a proposta de valorização da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand como um espaço de lazer e fruição cultural. A 3ª FLIS é uma realização da Associação Celeiro Cultural (Aacisa – Associação de Arte e Cultura de Ilha Solteira) e da Associação Amigos da Biblioteca, em parceria com artistas, técnicos e outros profissionais que se dispuseram a trabalhar gratuitamente em prol da continuidade do evento.

Ao longo dos quatro dias de realização da FLIS, a Biblioteca Municipal será palco para uma série de atrações, como saraus, shows musicais, rodas de leitura, homenagens, oficinas culturais, apresentações teatrais e contação de histórias. A abertura será na quarta-feira, 14, a partir das 9h, com uma apresentação de alunos da Emef ABBS, sob orientação da professora Maria Ivanilda. Os estudantes farão dramatização de textos de Ana Maria Machado, Tatiana Belinky, Monteiro Lobato e Ruth Rocha. Logo depois, o grupo de rap U'z Mulk's fará um show musical. À tarde, a partir das 14h, a professora Edilva Bandeira será a mediadora da mesa-redonda “Experiências Literárias na Escola”, uma roda de conversa para trocas de experiências de ações de leitura, com a presença de professores do município. E à noite, a partir das 20h, alunos do curso de teatro do Clube Seis apresentam a Mostra de Cenas Curtas, sob direção e orientação de Paulo Jordão e Melissa Nascimento.

A FLIS continua na quinta-feira, 15, a partir das 9h, com o Sarau Memória.com. No evento, os estudantes que participaram do Memória.com farão uma exposição das fotos e vídeos realizados durante a execução do projeto, que visa resgatar a memória dos Bairros Novo Horizonte e Bela Vista. Os jovens também farão apresentações artísticas e musicais. Às 14h, acontece uma oficina de videogame, ministrada pelo produtor cultural e gamer Evandro Leroes. Encerrando o dia, às 20h, acontece o Sarau Rede de Afeto, em homenagem ao cantor e compositor Tavinho Limma. Na ocasião, o músico receberá amigos que cantarão e farão leituras de suas composições.

Na sexta-feira, 16, a FLIS começa com uma edição especial da Manhã Literária, a partir das 9h. Os atores Paulo Jordão e Melissa Nascimento apresentam “O Menino que Virou História”, da dramaturga Nanna de Castro. À noite, a partir das 20 horas, haverá o lançamento oficial do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, com a presença do autor André Santana, e o Sarau do Clube de Leitura “Ler É Viver”, no qual os membros farão um recital baseado na obra da poetisa Ana Cristina César. O grupo de dança de salão da Melhor Idade também participa do Sarau.

A FLIS será encerrada no sábado, 17, a partir das 20 horas, com a presença da Cia de Teatro Desde Amanhã, que fará uma leitura dramática da peça “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna; e logo depois, o Coletivo Vaca Profana comandará uma mesa-redonda sobre o tema “Literatura e Diversidade”. Além disso, ao longo de toda a FLIS haverá uma exposição dos mais recentes e procurados livros do acervo da Biblioteca Municipal, que estarão disponíveis para empréstimo; e um estande especial com livros de autores de Ilha Solteira, que estarão à venda.

3ª FLIS – FESTA LITERÁRIA DE ILHA SOLTEIRA – de 14 a 17 de setembro, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, dia 14

9h – Abertura
9h15 – Dramatização de textos com os alunos da Emef ABBS
10h – Show com U'z Mulk's
14h – Mesa-redonda “Experiências Literárias na Escola”, com Edilva Bandeira e convidados
20h – Mostra de Cenas Curtas, com Curso de Teatro do Clube Seis

Quinta-feira, dia 15

9h – Sarau Memória.com
14h – Oficina de Videogame, com Evandro Leroes
20h – Rede de Afeto – Homenagem a Tavinho Limma

Sexta-feira, dia 16

9h - “O Menino que Virou História” - apresentação teatral com Paulo Jordão e Melissa Nascimento
20h – Lançamento do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, de André Santana
20h30 – Sarau Clube de Leitura “Ler É Viver”: Ana Cristina César (participação do grupo de dança de salão da Melhor Idade)

Sábado, dia 17

20h – Leitura dramática “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, com Cia de Teatro Desde Amanhã

20h30 – Mesa-redonda “Literatura e Diversidade”, com o coletivo Vaca Profana

Postar um comentário

0 Comentários