Criaturas Estranhas: Histórias selecionadas por Neil Gaiman


Ao longo de mais de três décadas de carreira como escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, Neil Gaiman se tornou conhecido pela complexidade de seus universos ficcionais. Tendo alcançado o sucesso com “Sandman” – uma das HQs com maior sucesso de crítica e público da história –, o escritor britânico demonstrou desde cedo em sua obra uma incrível capacidade para articular elementos de clássicos da literatura, cultura pop, mitologia antiga e textos contemporâneos em suas narrativas.

Com o lançamento de “Criaturas estranhas” pelo selo Fantástica Rocco, seus leitores têm uma oportunidade especial de vislumbrar o arsenal de referências que permeia a produção de Gaiman. Composta por quinze contos selecionados em parceria com Maria Dahvana Headley, a coletânea tem uma única exigência temática: todos os textos têm como elemento principal criaturas imaginárias, sejam elas de origem mitológica (como em “A Mantícora, a sereia e eu”) ou criações originais dos autores (um exemplo é “Ou todos os mares com ostras”). O repertório de autores também é bastante variado, incluindo escritores há muito falecidos, como Edith Nesbit, e jovens promessas da literatura fantástica como E. Lily Yu, nascida em 1990.

Os organizadores também contribuem com obras próprias. Gaiman apresenta o inédito “Pássaro do Sol”, escrito como um presente de aniversário para a sua filha Holly. É uma história breve sobre uma sociedade de cavalheiros acostumada a ingerir alimentos... pouco usuais. Já Maria Dahvana Headley participa com “O mal também se levanta”, marcado por sua abordagem surrealista e pelo humor ácido.

No que diz respeito aos colaboradores externos, um dos grandes destaques é “O lobisomem cabal”, de Anthony Boucher – um conto cultuado por leitores de literatura fantástica ao redor do mundo, que está sendo publicado no Brasil pela primeira vez. Considerado um clássico, o texto de Boucher subverte em suas oitenta páginas (é o mais longo do livro) inúmeros clichês do gênero como lobisomens, magos, feitiços e ocultismo em uma trama ao mesmo tempo tensa e divertidíssima, que surpreenderá mesmo aqueles leitores mais familiarizados com livros de fantasia.

Além de uma introdução explicando a ideia por trás de “Criaturas estranhas”, cada um dos contos da coletânea é precedido por uma pequena biografia do autor e comentários de Gaiman e Headley sobre o que o leitor pode esperar do texto. Devido a esse cuidado editorial, o livro é especialmente interessante também para aqueles interessados em compreender sua influência na obra dos dois autores. Independentemente disso, a relevância e o alto nível das narrativas reunidas no livro são suficientes para garantir que “Criaturas estranhas” é uma das publicações de literatura fantástica mais importantes já publicadas no Brasil.


Com informações da Editora Rocco

Postar um comentário

0 Comentários