Especial Clube de Leitura: Membros se reúnem neste sábado para discutir seu 35º livro



Neste sábado, 21, a partir das 17 horas, no Ilha Shopping, os membros do Clube de Leitura “Ler É Viver” se reúnem para discutir o livro “A Mulher que Escreveu a Bíblia”, de Moacyr Scliar, com mediação de Edilva Bandeira, Mestra em Estudos Literários. A obra é o 35º livro lido e discutido no Clube, que foi fundado em julho de 2012 e, desde então, se reúne esporadicamente para falar de literatura. Para celebrar as 35 leituras do Clube, o CELEIRO CULTURAL publica, ao longo da semana, o "Especial Clube de Leitura", uma série com cinco matérias especiais sobre a trajetória da ação cultural. Para começar, vamos conhecer um pouco da próxima leitura do grupo.

A Mulher que Escreveu a Bíblia” é um pequeno romance em que se fundem as três maiores qualidades do gaúcho Moacyr Scliar: a imaginação, o humor e a fluência narrativa. Ajudada por um ex-historiador que se converteu em “terapeuta de vidas passadas”, uma mulher de hoje descobre que no século X antes de Cristo foi uma das setecentas esposas do rei Salomão - a mais feia de todas, mas a única capaz de ler e escrever. Encantado com essa habilidade inusitada, o soberano a encarrega de escrever a história da humanidade - e, em particular, a do povo judeu -, tarefa a que uma junta de escribas se dedica há anos sem sucesso. Com uma linguagem que transita entre a elevada dicção bíblica e o mais baixo calão, a anônima redatora conta sua trajetória, desde o tempo em que não passava de uma personagem anônima, filha de um chefe tribal obscuro.

Moacyr Scliar recria o cotidiano da corte de Salomão e oferece novas versões de célebres episódios bíblicos. Em sua narrativa, repleta de malícia e irreverência, a sátira e a aventura são matizadas pela profunda simpatia do autor pelos excluídos de todas as épocas e lugares.


Para participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”, basta apenas comparecer às reuniões, nos dias e locais combinados previamente. Não é necessário ter lido o livro para participar. Os encontros são mensais, e são os próprios membros do Clube que escolhem as leituras. Para o encontro seguinte, o livro escolhido é “Enclausurado”, de Ian McEwan. 

Postar um comentário

0 Comentários