Mostra Cênica 2017 começa nesta quarta-feira em Rio Preto


"Requiém de Um Rapaz Triste" - espetáculo integra a Mostra Cênica 2017

Nesta quarta-feira, 08, em São José do Rio Preto – SP, começa a Mostra Cênica 2017, que reúne apresentações teatrais e atividades normativas organizadas pela Cia Cênica. De amanhã até o dia 12 de fevereiro, a Mostra Cênica 2017 oferece 22 apresentações de espetáculos teatrais, performances e cenas curtas, além de 7 atividades formativas.

Nesta edição, a Mostra enfoca o teatro como resistência, seja em sua temática ou estética, seja nos meios de existência e manutenção de grupos e coletivos, ou ainda, em suas formas de criação, produção e difusão artístico-cultural. A Mostra é uma realização da Cia. Cênica, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura por meio do Edital Nº 13/2016 do Programa de Ação Cultural – “Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes I no Estado de São Paulo”.

A Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, é membro do Fórum do Interior, Litoral e Grande São Paulo: Artes e Políticas Públicas e do Fórum Regional dos Pontos de Cultura das Regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Barretos. Criada em 2007, realiza espetáculos esteticamente apurados e populares em suas possibilidades comunicativas. A música, executada ao vivo e inserida como importante componente dramatúrgico, constitui um elemento sempre presente em suas montagens. Além de trabalhos concebidos para palco, a Cia. possui outros elaborados a partir de sua proposta de democratizar o acesso ao teatro, oferecendo também espetáculos de rua e espaços alternativos.

Espetáculos - Montagem livremente inspirada na ativista paquistanesa Malala Yousafzai, “Salve, Malala!”, da Cia. La Leche, de São Paulo reflete sobre as maneiras de resistência e de luta para um mundo mais igualitário e poético, por meio dos personagens Sofia e Yan, crianças que vivem numa aldeia onde há uma guerra contra escolas para meninas.

“Blitz – O Império que Nunca Dorme”, da Trupe Olho da Rua, de Santos, é outro espetáculo convidado. A peça critica o poder do Estado e trata, em tom satírico e mordaz, de questões como violência policial e violação de direitos, política de encarceramento e espetacularização da violência na mídia.

O público também poderá conferir na Mostra Cênica um espetáculo de formas animadas inspirado em “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, produzido pela Cia. Caravan Maschera (Brasil/Itália), com sede em Atibaia.

Bastante conhecida do público rio-pretense, a Cia. Teatral Boccaccione, de Ribeirão Preto, encenará o espetáculo “A Vida é Sonho”, releitura contemporânea da obra de um autor clássico da dramaturgia mundial, Calderón de La Barca. A concepção do espetáculo deu-se em comemoração aos 10 anos do grupo, e evidencia inquietações políticas e sociais da atualidade.

O monólogo “Janelas para uma Mulher”, da Cia. Trilhas da Arte, de Campinas, com a atriz Juliana Calligaris, também compõe a grade do evento. A montagem reflete sobre a condição humana e o fazer artístico.

Além desses cinco trabalhos convidados, a programação contará com 17 montagens selecionadas por meio de edital: 12 espetáculos na modalidade “Teatro Adulto, Teatro para Crianças e Teatro de Rua”, e cinco na modalidade “Performances e Cenas Curtas”, focada em trabalhos inéditos de grupos locais. Toda a programação será gratuita.


Confira a programação completa aqui: http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017

Postar um comentário

0 Comentários