Mostra Cênica terá mais 5 espetáculos nesta sexta


"Cérebro de Elefante": uma das atrações do dia da Mostra Cênica

Nesta sexta-feira, 10, a Mostra Cênica dá sequência à sua programação repleta de espetáculos teatrais e atividades formativas gratuitas em São José do Rio Preto - SP. A Mostra é uma realização da Cia. Cênica, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura por meio do Edital Nº 13/2016 do Programa de Ação Cultural – “Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes I no Estado de São Paulo”.

A programação desta sexta-feira começa às 10h, na Casa de Cursilho, localizada na Rua Raul Silva, 2239, no bairro Nova Redentora, com o bate-papo “Curadorias, Mostras, Festivais e Circuitos”. Às 13h30, começa a Roda de Resistências II, com o tema “Produção e Manutenção”, no mesmo local. E no SESC, na Avenida Francisco Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal, a oficina “Teatro de Bonecos” com Sandra Vargas, do grupo Sobrevento, começa às 15h30.

Abaixo, os espetáculos teatrais desta sexta-feira, 10:

MEMÓRIAS DE UM QUINTAL

Insensata Cia de Teatro (Belo Horizonte/MG)

Dia 10, sexta-feira – 16h – Praça das Rosas – Jardim Seixas

O espetáculo traz à cena o duelo entre uma criança e um pardal. Manguinha sonhava em acertar o pássaro com o seu bodoque, mas sua péssima pontaria fazia do menino motivo de chacota. Determinado, depois de muito treinar, finalmente consegue acertar o pássaro! Mas o que sentiu nesse momento não foi exatamente a alegria que sempre esperou. Livremente inspirada na obra “O Matador”, de Wander Piroli, a dramaturgia também conta com as memórias de infância dos próprios atores.

Classificação indicativa: Livre

Duração: 55 min

VIDAS SECAS

Caravan Maschera Teatro (Atibaia/SP)

Dia 10, sexta-feira – 19h30 – Sesi – Teatro

Uma obra imagética que transforma continuamente os signos, os significados e os sentidos do contexto atual e histórico da seca, da angústia e da esperança do sertanejo, indo além dos regionalismos geográficos e da temporalidade das épocas. O texto de Graciliano Ramos transcende em bonecos, imagens e figuras que nos fazem rever a obra por uma “poesia do olhar”.

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: 60 min

CÉREBRO DE ELEFANTE

Cia. Ir e Vir (São José do Rio Preto/SP)

Dia 10, sexta-feira – 21h – Cursinho Alternativo – Sala 2

Um relacionamento amoroso é feito de um amontoado de lembranças constantemente acionadas na memória como se pudessem ser a justificativa para percalços e descompassos afetivos e conseguissem trazer pistas para entender o vazio que o tempo impõe – reflexo do nosso próprio vazio existencial, tão necessitado do outro para ser e acontecer. E são elas, as lembranças, o motor da consciência das personagens que formam esse triângulo amoroso. Oscilando entre a falta e o excesso de culpa, compaixão, tolerância, humildade, abnegação e amor, eles buscam de forma frenética e absurda a razão de suas existências, mergulhando num jogo cíclico e sem fim onde, talvez, a morte seja só o começo.

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 55 min

PERDOA-ME POR ME TRAÍRES

Teatro Kaô (São Mateus/ES)

Dia 10, sexta-feira – 22h – Cursinho Alternativo – Sala 1

Dividida em três atos e escrita por Nelson Rodrigues em 1957, a peça narra a tragédia vivida por Glorinha, uma garota órfã criada pelo obscuro tio Raul. Ela, influenciada por sua amiga Nair, decide ir a um bordel, o que acaba revelando segredos e gerando consequências irreparáveis à sua vida.

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 1h20

ODHARA

Cia. Poleiro dos Anjos (São José do Rio Preto/SP)

Dia 10, sexta-feira – 23h30 – Cursinho Alternativo – Bar

Ao descobrir sua gravidez, a atriz percebe que já não é mais a mesma mulher que um dia sonhou ser mãe. Protagoniza, então, sua própria história e apresenta Odhara, fruto do seu ventre e de sua resistência. Em uma performance intimista, sentada numa cadeira, a atriz convida cada espectador a uma viagem no tempo, celebrando a vida e transformando arte e realidade numa única experiência.

Classificação indicativa: Livre


Duração: 40 min

Postar um comentário

0 Comentários