"A Glória e Seu Cortejo de Horrores", de Fernanda Torres


"A Glória e Seu Cortejo de Horrores", novo romance da escritora e atriz Fernanda Torres, é a próxima leitura do Clube de Leitura "Ler É Viver". Lançada no final do ano passado, a obra é uma publicação da editora Companhia das Letras.

"A Glória e Seu Cortejo de Horrores" acompanha as desventuras de Mario Cardoso, um ator de meia-idade, desde os dias de sucesso como astro de telenovela até o total declínio quando decide encenar uma versão de Rei Lear — e as coisas não saem exatamente como esperava. Mescla eletrizante de comédia de erros com a velha e nem sempre boa vida como ela é, o livro atravessa diversas fases da carreira de Mario (e da história recente do Brasil), suas lembranças de juventude no teatro político, a incursão pelo Cinema Novo dos anos 1960, a efervescência hippie do Verão do Desbunde, o encontro com o teatro de Tchékhov, a glória como um dos atores mais famosos de uma época em que a televisão dava as cartas no país. Um painel corrosivo de uma geração que viu sua ideia de arte sucumbir ao mercado, à superficialidade do mundo hiperconectado e à derrocada de suas ilusões.

O romance consolida a carreira de escritora de Fernanda Torres. O público brasileiro acostumou-se a vê-la no cinema, no teatro ou na televisão. Em filmes premiados, novelas ou séries globais, ela se firmou como uma das mais versáteis atrizes brasileiras, capaz de atuar num arco dramático que vai da comédia escrachada ao denso drama psicológico. Há alguns anos, Fernanda começou a atuar na imprensa, em colunas no jornal Folha de S.Paulo, na Veja Rio e em colaborações para a revista piauí. Estreou no mundo dos romances com o elogiado "Fim", em 2013, que conta a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos.

O Clube de Leitura "Ler É Viver" se reunirá para discutir "A Glória e Seu Cortejo de Horrores" em breve, em data a ser confirmada. 

Postar um comentário

0 Comentários