Os alunos do projeto Uniarte, uma ação de artes integradas que envolve jovens de Ilha Solteira, prepara uma nova contação de história para ser apresentada na próxima edição da Manhã Literária. A contação “O Riacho dos Desejos” é composta por elementos da cultura chinesa e deve ser apresentada no dia 8 de junho, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. O Uniarte é uma realização do Ministério da Cultura e da Brigueiro Participações e Serviços Teatrais com patrocínio da CTG Brasil, via Lei Rouanet,
Na última quinta-feira, 24, os alunos do Uniarte se reuniram, excepcionalmente, na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, para a leitura do texto do novo espetáculo, que tem redação final de Paulo Jordão, baseado em típicas lendas chinesas. Na ocasião, o ator e produtor teatral Paulo Jordão coordenou a leitura com os alunos, que apontavam ideias, sugestões e adaptações. Logo após a leitura, os alunos do Uniarte se reuniram em dois grupos para criarem cenas a partir do texto, sob supervisão de Paulo Jordão e da atriz Melissa Nascimento.
O espetáculo agregará, também, elementos musicais e da dança chinesa. O músico Bruno Rodrigo Nogueira, monitor de música do Uniarte, vem trabalhando canções e preparação vocal dos alunos para a apresentação, que incluirá composições inéditas. Já a bailarina Gabriela Arriagada, coreógrafa e monitora de dança do Uniarte, vem elaborando performances corporais a partir de elementos do tai chi chuan, uma arte marcial chinesa, para compor a nova apresentação.
Sobre o projeto
O projeto Uniarte é uma ação de formação e difusão cultural baseado nas artes integradas, tendo o teatro como mote. A ação conta com 10 alunos bolsistas, que frequentam oficinas multidisciplinares de formação na área de teatro, música e dança, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Cine Paiaguás.
As oficinas multidisciplinares oportunizam ações de difusão na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, onde o projeto vem realizando edições mensais da Manhã Literária, com contação de histórias. O projeto culminará com a montagem de um espetáculo teatral inspirado em histórias dos folclores chinês e brasileiro. As apresentações públicas e gratuitas ocorrerão no final do ano, em Ilha Solteira e mais sete cidades vizinhas das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.
0 Comentários