Em 10 edições, Manhã Literária realizada pela Uniarte leva mais de 1000 pessoas à Biblioteca


Na última semana, o projeto Uniarte fez nova apresentação da contação de história “O Rouxinol e o Imperador” na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand, dentro da ação Manhã Literária. O espetáculo encerrou o ciclo de 10 edições da Manhã Literária, que foram realizadas ao longo de 2018 e levaram cerca de 1000 pessoas à Biblioteca, a maioria crianças. O Uniarte é realizado pelo Ministério da Cultura e a Brigueiro Participações e Serviços Teatrais, com patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil – companhia de origem chinesa que opera a hidrelétrica Ilha Solteira.

Ao todo, o Uniarte apresentou três diferentes contações de histórias na Manhã Literária em 2018: “Memórias da Emília”, baseada na obra de Monteiro Lobato; e “O Riacho dos Desejos” e “O Rouxinol e o Imperador”, baseadas em lendas do folclore chinês. Cada uma destas apresentações contou com uma plateia formada por estudantes das mais variadas escolas de Ilha Solteira. Alunos da rede municipal de ensino, incluindo creches e emef's, e também de escolas particulares, participaram da Manhã Literária. Além deles, as contações de histórias também foram assistidas pelos frequentadores da Apae de Ilha Solteira e pelos idosos do Centro Dia. Ao todo, mais de 1000 pessoas passaram pela Biblioteca ao longo da temporada 2018 da Manhã Literária. 

A Manhã Literária é uma parceria entre o Uniarte e a Prefeitura de Ilha Solteira que tem como objetivo promover uma programação cultural dentro da Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. A ideia é ocupar a Biblioteca, transformando-a num espaço de cultura e lazer, além de apresentá-la para as crianças da cidade. Os resultados são evidentes: a cada execução da Manhã Literária, a Biblioteca registra um aumento no número do cadastro de crianças interessadas em retirar livros.

Neste ano, a Manhã Literária foi realizada pelo projeto Uniarte como um resultado das oficinas de dança, música e teatro, no qual são atendidos 10 alunos bolsistas. As aulas acontecem às terças e quintas, no Espaço Melissa & Paulo Teatro. Para Paulo Jordão, coordenador do Uniarte, participar da Manhã Literária foi uma grande oportunidade de crescimento para os alunos do projeto. “A participação do Uniarte na Manhã Literária foi fundamental, pois possibilitou a experimentação prática dos processos formativos pelos quais os participantes do projeto passaram ao longo do ano. Além disso, foi uma alegria poder levar teatro à Biblioteca para tantas crianças, e o patrocínio da CTG foi de grande importância para o sucesso desta empreitada”, comemora Paulo.

Sobre o Uniarte

O projeto Uniarte é uma ação de formação e difusão cultural baseado nas artes integradas, tendo o teatro como mote. A ação conta com alunos bolsistas, que frequentam oficinas multidisciplinares de formação na área de teatro, música e dança, e que acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, no Espaço Melissa & Paulo Teatro. Como resultado destas oficinas, o Uniarte realiza a Manhã Literária, apresentando contações de histórias na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. 

Além disso, o projeto também originou o espetáculo “Contos Lá da China”, que está circulando por cidades de quatro estados. O patrocínio da CTG Brasil viabiliza a apresentação da peça em cidades próximas das hidrelétricas operadas pela empresa. “Contos Lá da China” já foi apresentado em Cerro Negro/SC e Abdon Batista/SC, e, em breve, será apresentada em Caçu/GO, Itarumã/GO, Ilha Solteira/SP, Castilho/SP, Três Lagoas/MS e Selvíria/MS. 

CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários