"(Re)Existência Negra" promove uma série de eventos no Dia da Consciência Negra


No próximo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, acontece uma nova edição da ação “(Re)Existência Negra”. Trata-se de uma série de eventos gratuitos em alusão à Consciência Negra, contendo exibição de filmes, oficinas e apresentações artísticas. “(Re)Existência Negra” é uma realização do Nabisa (Núcleo Afro-brasileiro de Ilha Solteira), em parceria com a Fundação Cultural de Ilha Solteira, Associação Celeiro Cultural e Prefeitura Municipal de Ilha Solteira.

O evento terá início a partir das 17 horas, no Cine Paiaguás, com o Festival de Curtas-metragens. Serão exibidos pequenos filmes que abordam a temática negra, seguida de um bate-papo sobre eles. Na sequência, às 18h30, a arte-educadora Claudia Borges comanda “Africanidades”, uma roda de cantigas africanas. Logo em seguida, a partir das 19h30, na Praça da Integração, começam as oficinas gratuitas. Haverá oficina de turbantes e de abayomi. Interessados devem se inscrever no local no horário do evento. Paralelamente, o grupo de capoeira Memória, com o Mestre Aranha, fará uma apresentação especial, também a partir das 19h30.

Logo depois, a partir das 20 horas, na Praça da Integração, acontece uma edição especial do Sarau dos Amigos. O evento terá uma série de apresentações musicais, além da leitura de textos em prosa e poesia de autores que abordam a temática negra. A entrada é gratuita e a classificação é livre.


Festival (Re)Existência Negra – além da programação especial do dia 20, a ação “(Re)Existência Negra” vem realizando o Festival (Re)Existência Negra, em parceria com o Ponto MIS de Ilha Solteira. Ao longo do mês de novembro, toda quarta-feira, o Cine Paiaguás exibe longas selecionados pelo Nabisa que discutem a temática. O Festival foi aberto com o documentário “Triunfo”, no dia 07. Os próximos filmes serão “Última Parada 174”, no dia 14; “Branco Sai Preto Fica”, no dia 21; e “Bróder”, no dia 28. As sessões são sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

Postar um comentário

0 Comentários