Cia. Cênica divulga lista de espetáculos selecionados para Mostra Cênica Resistências 2019

Bartleby
A Cia. Cênica divulgou a lista dos espetáculos selecionados para compor a programação da edição 2019 da Mostra Cênica Resistências, que acontece em São José do Rio Preto/SP entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Realizada pela Cia. Cênica, companhia teatral sediada na cidade, a Mostra chega em 2019 à sua terceira edição.

O evento conta com patrocínio da Usina Santa Isabel e da Hy-Line do Brasil, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, e tem apoio do Sesc Rio Preto, da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Cursinho Alternativo.

Ao todo, 19 trabalhos, nas áreas de teatro, dança, performance e artes visuais, vão integrar a programação. Uma comissão de seleção formada pela bailarina Andrea Capelli, o ator Fabiano Amigucci e o diretor teatral Fagner Rodrigues escolheu 17 obras entre as inscritas: oito espetáculos concebidos para palco e seis de rua, uma performance e duas videoinstalações. Mais dois trabalhos convidados irão compor a programação: uma videoinstalação e a peça de abertura, cujo nome será divulgado em janeiro.

Assim como na segunda edição, realizada em 2017, a Mostra Cênica vai proporcionar ao público uma programação plural, focando a arte como uma forma de resistência – seja através de temáticas, estéticas, processos de criação, produção e difusão, emergência de coletivos, além do próprio posicionamento de artistas e instituições em momentos históricos.

Toda a programação do evento será gratuita. A comissão de organização da Mostra Cênica Resistências divulgará no início de janeiro as grades completas de espetáculos e atividades formativas. O evento ainda contará com um bar cultural com programação musical.

Inscrições

Dentro das atividades formativas, estão abertas, até o dia 6 de janeiro, as inscrições para pessoas interessadas em participar de uma oficina coordenada por um crítico profissional a ser convidado. A Mostra Cênica vai selecionar três pessoas com idade a partir dos 18 anos e moradoras de São José do Rio Preto. Além de participar da oficina, elas vão compor a equipe responsável pelo Painel Crítico, acompanhando a programação e produzindo exercícios de análises críticas sobre os trabalhos artísticos apresentados.

Cada participante receberá uma ajuda de custo de R$ 500. Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para mostracenica@ciacenica.com.br, com nome completo, telefone celular e WhatsApp; breve currículo (até 5 linhas) e uma análise crítica de alguma obra artística de sua preferência (em forma de texto de até 20 linhas ou de vídeo de até 3 minutos). Todos os inscritos receberão e-mail com o resultado da seleção.

Histórico

Criada em 2007, em São José do Rio Preto, a Cia. Cênica é um grupo teatral de repertório que vem realizando pesquisas e ações culturais a partir de quatro eixos: dramaturgia autoral e música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico; ocupação artística de espaços urbanos; o popular, não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural e compartilhamento de saberes e formação de público.

Em 2014, a Cia. Cênica realizou, em parceria com o Sesc Rio Preto, a 1ª Mostra Cênica, com a apresentação de cinco espetáculos de seu repertório, com a proposta de democratizar o acesso e a fruição cênica entre o público.

A segunda edição da Mostra, em 2017, marcou os 10 anos da companhia, contando com público de aproximadamente 5,5 mil pessoas em seus cinco dias. A programação teve 22 apresentações, entre espetáculos de teatro, performances e cenas curtas, além de sete atividades formativas e a programação musical do bar cultural. Naquela edição, a Mostra foi realizada junto com o Governo do Estado e a Secretaria da Cultura, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), na modalidade Editais, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, Sesc Rio Preto e Cursinho Alternativo, e com vários apoiadores.

Confira abaixo a lista das obras que irão compor a edição 2019 da Mostra Cênica Resistências:

Palco

A Fé que Acostumou a Falhar - Núcleo Arcênico de Criações (São José do Rio Preto/SP)

A Vontade das Águas - Silvia Suzy (São Paulo/SP)

Alice & Baltazar ou Indevassável - Homero Ferreira (São José do Rio Preto/SP + Rio de Janeiro/RJ)

As Patacoadas de Cornélio Pires - Andaime Teatro (Piracicaba/SP)

Bartleby - Cia. Bardos de Teatro (São José do Rio Preto/SP)

Curra – Temperos Sobre Medeia - Grupo Contadores de Mentira (Suzano/SP)

Húmus – Corpos Invisíveis - Cia. Quadro Negro (Ribeirão Preto/SP)

Para Não Morrer - Nena Inoue (Curitiba/PR)

Rua

Auto da Paixão e da Alegria - Cia. Espelunca de Teatro (São Carlos/SP)

Expresso Caracol - Cia. dos Pés (São José do Rio Preto/SP)

Feira de Teatro Lambe-Lambe - Teatro de Caixeiros (Ribeirão Preto/SP)

Imprudências Poéticas - Cia. dos Pés (São José do Rio Preto/SP)

Miguilim Mutum - Cia. Azul Celeste (São José do Rio Preto/SP)

Romeu e Julieta - Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas (Itapira/SP)

Performance

De Que Lado Você Fica - Juliana Carolina (São José do Rio Preto/SP)

Videoinstalação

Abismo - Agrupamento Núcleo 2 (São José do Rio Preto/SP)

Carnaval Psicológico - Agrupamento Núcleo 2 (São José do Rio Preto/SP)

Urbanidades - Corpo/Lentes (São José do Rio Preto/SP) - convidado

Abertura – espetáculo convidado, a ser divulgado em janeiro de 2019


Assessoria de imprensa

Postar um comentário

0 Comentários