Sucesso de público, FLIS 22 mobiliza estudantes, artistas e produtores culturais de Ilha Solteira

Sarau online "Ariano Suassuna, Sua Sina, Sua Cena" encerrou a FLIS 22

Chega ao fim a quarta edição da Festa Literária de Ilha Solteira. A FLIS 22 – 100 Anos da Semana de Arte Moderna promoveu oito dias de programação cultural intensa, homenageando a Semana de 1922, e mobilizou estudantes, artistas e produtores culturais de Ilha Solteira. O evento é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac Editais, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

A FLIS 22 promoveu uma série de atividades tendo o centenário da Semana de Arte Moderna como tema. Foram realizados saraus, bate-papos, palestras, sessões de cinema, contação de história, teatro, shows musicais e exposições, que atraíram grande público. Ao longo da semana, o evento recebeu alunos das escolas de Ilha Solteira, que visitaram a exposição de artes plásticas Ilha Modernista e a exposição de fotografias Crônica de Banalidades Ordinárias, além de assistirem ao Festival de Animação no Cine Paiaguás.

A FLIS 22 também contou com a presença de artistas da cidade, que se apresentaram em diversas atrações. Participaram os atores Melissa Nascimento, Brian Costa e Paulo Jordão; os músicos Biel, Chico Viola, Alcateia, Kamylla Vrech, Projeto Somos, Jô e Tavinho Limma; os videomakers Edilene Spitaletti, Otávio Uzumaki, Inah Rios e Theo Rios; o jovem escritor Rodrigo Castilho Freitas; os integrantes do Diretório Acadêmico 11 de Abril da Unesp de Ilha Solteira; o grupo de capoeira Memória; e os professores Marcos da Cruz, Thiago Pereira dos Santos, Marlei Masson, Mliena Gorayb, Maria Ivanilda e Maria Jô. O escritor João Silvério Trevisan foi o convidado de honra, participando de uma ação online transmitida pelo Youtube.

Nos eventos presenciais noturnos, a FLIS 22 também realizou a Feira de Troca de Livros. Na ação, uma acervo de livros usados ficavam à disposição para quem tivesse interesse em levar ou trocar um livro. Mais de 130 livros foram doados durante os eventos.

Além dos eventos, a FLIS 22 lançou o projeto Celeiro Antropofágico, com a produção de conteúdo inédito para o site Celeiro Cultural. Ao longo de todo o mês de março, autores convidados apresentam seus artigos todas as quartas-feiras e domingos. Às segundas, o Celeiro Antropofágico apresenta ainda o Podcast Edilva Bandeira, no qual a doutoranda em Estudos Literários Edilva Bandeira narra importantes textos da literatura modernista. Todo o conteúdo pode ser acessado em www.celeirocultural.com.

Bate-papo sobre o impacto cultural da Semana de 22

Clube de Leitura: Memórias Sentimentais de João Miramar

Exposição "Crônica de Banalidades Ordinárias"

Exposição "Ilha Modernista"

Feira de troca de livros

Festival de Animação

Festival de curta-metragens e bate-papo

Bate-papo com João Silvério Trevisan

Kamylla Vrech

Leitura pública de textos modernistas

Manhã Literária

Oficina de artes plásticas

Palestra com Marcos da Cruz

Recital de poemas modernistas

Sarau Antropofágico

Sarau Ariano Suassuna, Sua Sina, Sua Cena, com Tavinho Limma

Sarau Capoeira, Samba e Maracatu

Sarau Popular

Teatro: "Os Grandes de 22"


Espaço infantil dos Saraus





Postar um comentário

1 Comentários