A FLIS ainda não acabou

Por Edilva Bandeira

Durante dez dias e noites (de 10 a 18 de março), realizamos a IV Edição da Festa Literária de Ilha Solteira- FLIS, recheada com uma programação que contemplou as linguagens artísticas, representadas pela, Música, Teatro, Literatura, Artes plásticas e visuais, além de palestras, Rodas de Conversa, Palestras, Leituras, Saraus, Podcasts, Artigos, Oficinas, apresentações escolares, filmes de animação, curtas metragens e exposição de obras produzidas por artistas profissionais e amadores de Ilha Solteira. Tudo inspirado no espírito revolucionário de brasilidade da Semana de Arte Moderna de 1922 e do processo de antropofagia tão caro aos modernistas.  Toda a programação convergindo para a fruição, discussão e valorização do legado deixado pela Semana de 22.

A programação foi organizada seguindo o viés da liberdade e do nacionalismo, princípios que nortearam a arte e a cultura para os Modernistas de 1922. Esse viés foi o fio condutor da relação dialógica entre as ações educacionais, culturais e artísticas desenvolvidas no projeto. O objetivo geral da escolha dessa temática foi apropriar-se das diferentes manifestações artísticas que representam a ideia de ruptura e orgulho da nacionalidade brasileira presentes no espírito modernista. 

Foram homenageadas e debatidas as obras de escritores, poetas, pintores, pintoras e músicos que fizeram a Semana de 22 acontecer, como: Mario de Andrade, Anita Malfatti, Villa-Lobos, Osvald de Andrade, Manuel Bandeira, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Vicente do Rego Monteiro e Goeldi e muito mais.

Contamos com a participação do escritor João Silvério Trevisan, reconhecido autor nacional contemporâneo, que falou sob o contexto de 22, nas perspectivas das lutas sociais.

Participaram da nossa Festa Literária, professores e professoras, estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação de jovens e adultos e Ensino Superior das escolas públicas e privadas do município.

As parcerias foram, são fundamentais para a realização desse projeto, Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura e da Biblioteca Pública, Fundação Cultural, Escolas Estaduais Arno Hausser e Urubupungá, Municipais ABBS, Escolas privadas Nep  e Anglo, Clube da Leitura “Ler é Viver”.

Agradecemos a todos os amigos, amigas, parceiros, parceiras que estão sempre nos apoiando nos projetos culturais que desenvolvemos.

SURPRESA! A FLIS não acabou, agora teremos a FLIS+, uma pós festa literária com mais eventos culturais/educacionais nos meses de abril e maio.

AGUARDEM!!!!!

Postar um comentário

0 Comentários