5ª Festa Literária de Ilha Solteira promove encontros e bate-papos

Nesta terça-feira, 14, novas atrações marcaram o dia da 5ª Festa Literária de Ilha Solteira, a FLIS – Memórias Literárias. Apresentações artísticas e bate-papos marcaram o dia do evento. A FLIS é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

Pela manhã, os alunos da professora Maria Ivanilda, da Emef ABBS de Ilha Solteira, fizeram uma linda apresentação artística na Manhã Literária, que aconteceu na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. A Biblioteca Pública também foi o cenário do Encontro de Bibliotecários e Salas de Leitura de Ilha Solteira, um espaço para reunir profissionais que estão à frente das bibliotecas das escolas da cidade. No encontro, eles trocaram experiências e relataram as ações de incentivo à leitura que promovem em suas bibliotecas. À noite, no Cine Paiaguás, o professor Thiago Pereira dos Santos mediou um bate-papo sobre o livro “50 LGBTQ+ Incríveis”, de Débora Thomé. A ação contou com as participações da advogada Ariane Daruichi e o professor e pesquisador Igor Micheletto.

Além disso, durante todo o dia, aconteceram novas edições da Rota FLIS. Na ação, estudantes das escolas ilhenses fazem uma visita à Exposição FLIS de Artes e à Feira do Livro, que estão abertas ao público diariamente no hall do Cine Paiaguás. Os visitantes também puderam conferir o Festival de Animação, no Cine Paiaguás, e a apresentação do artista Magno Abreu na Praça dos Paiaguás.

Nesta quarta-feira, 15, a 5ª FLIS continua com mais atrações. Logo cedo, às 8h, acontece a Manhã Literária, que contará com apresentações dos alunos do Colégio NEP, acompanhados da professora Maria Jô, no Cine Paiaguás. À noite, na Praça dos Paiaguás, acontece um encontro de leitura, no qual os presentes lerão trechos do livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Em seguida, Franciellen Francese media o debate “A Situação Indígena no Brasil – Arte, Cultura e Resistência”, com as presenças de Edilva Bandeira e Handerson Gonçalves. Durante todo o evento também acontece a Feira de Troca de Livros no Coreto Cultural, onde interessados podem deixar um livro e pegar outro.













Programação FLIS 2023 – Memórias Literárias


15/03 - quarta-feira


8h – Manhã Literária com Prof. Maria Jô

Local: Cine Paiaguás 


19h - Encontro de Leitura: Leituras de trechos do Livro “A queda do céu” de Davi Kopenawa e Bruce Albert

Local: Praça dos Paiaguás


20h - Debate: A situação indígena no Brasil – Arte, cultura e resistência

Mediação: Franciellen Francese

Participantes: Edilva Bandeira e Prof. Esp. Handerson Gonçalves

Local: Praça dos Paiaguás


16/03 - quinta-feira


8h – Manhã Literária: "A Chuvarada"

 com Cia Melissa & Paulo Teatro

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


20h – A Dança na Literatura, com Cia de Dança Fiu Flut

Local: Praça dos Paiaguás


17/03 - sexta-feira


19h – Vivência de Ciranda com Cláudia Borges

Local: Praça dos Paiaguás


21h - Sarau dos Amigos: Cirandas de Lia de Itamaracá, com Tavinho Limma

Intervenção com Melissa Nascimento e Paulo Jordão

Leitura de poemas do livro “As 29 poetas hoje”, organização de Heloisa Buarque de Holanda

Local: Praça dos Paiaguás


Feiras do Livro – Durante a FLIS 2023 acontecerá uma Feira do Livro, com a oferta de diversas publicações com preços especiais. Além disso, nos eventos noturnos, também acontece a tradicional Feira de Troca de Livros, na qual os participantes podem trazer livros usados e trocar por outros. 

Rota FLIS – Todas as manhãs, sempre a partir das 9h, o evento receberá estudantes das escolas de Ilha Solteira que farão a Rota FLIS. Trata-se de um passeio especial monitorado, no qual os alunos conhecerão a Exposição FLIS de Artes e a Feira do Livro. Além disso, eles assistirão ao Festival de Animação, com a exibição de curtas-metragens no Cine Paiaguás, e ainda conferirão uma apresentação especial do artista Magno Abreu. 

E-zine Celeiro Cultural – A partir de março, o site Celeiro Cultural abre espaço para a produção autoral ilhense no E-zine Celeiro Cultural. Todos os domingos, serão publicados textos de escritores de Ilha Solteira, que podem ser conferidos no www.celeirocultural.com. 

Postar um comentário

0 Comentários