Estudantes ilhenses visitam atrações da Festa Literária de Ilha Solteira

A 5ª edição da Festa Literária de Ilha Solteira começou na última quarta-feira, 8, e vai até a próxima sexta-feira, 17. A FLIS – Memórias Literárias conta com uma ampla programação cultural e artística e vem sendo prestigiada por alunos das escolas da cidade. O evento é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

Todos os dias, o evento promove a Rota FLIS, um passeio monitorado por todas as atrações da Festa Literária. Na ação, grupos formados por estudantes de todas as escolas de Ilha Solteira conhecem a Exposição FLIS de Artes, que reúne obras artísticas de diferentes modalidades, e a Feira de Livros, com diversas publicações para apreciação e venda. Tanto a Exposição quanto a Feira de Livros fica aberta o dia todo, no hall do Cine Paiaguás.

A Rota FLIS inclui ainda duas atrações especiais: o Festival de Animação e o show de Magno Abreu. O Festival de Animação, que acontece no Cine Paiaguás, promove uma pequena exibição de curtas-metragens realizadas por artistas brasileiros, reunindo diferentes técnicas de animação para contar belas histórias. Já o show de Magno Abreu acontece na Praça dos Paiaguás e explora todo o talento e a versatilidade do artista, que conta histórias e traz canções divertidas, que mexem com todo o público.

Além da Rota FLIS, a Festa Literária de Ilha Solteira também realiza, todos os dias, a Manhã Literária, com contações de história na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Os espetáculos também são visitados por estudantes das escolas municipais, que se divertem com as historinhas e têm a oportunidade de conhecer a Biblioteca. 

Nesta terça-feira, 14, a 5ª FLIS continua com mais atrações. Além da Manhã Literária e da Rota FLIS, o evento promove também um encontro com bibliotecários e responsáveis pelas salas de leitura de Ilha Solteira, que trocarão experiências na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand às 14h. Já às 19h, os convidados Thiago Pereira dos Santos, Igor Micheletto e Ariane Daruichi promovem um bate-papo sobre o livro “50 LGBTQ+ Incríveis”, de Débora Thomé, no Cine Paiaguás.







Programação FLIS 2023 – Memórias Literárias


14/03 - terça-feira


8h – Manhã Literária com estudantes da Escola ABBS e professora Maria Ivanilda

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


14h – Encontro com bibliotecários e representantes de salas de leitura de Ilha Solteira 

Mediação: Edilva Bandeira

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand 


19h - Bate-papo: livro “50 LGBTQ+ Incríveis”, de Débora Thomé

Mediação: Thiago Pereira dos Santos

Convidados: Igor Micheletto e Ariane Daruichi

Local: Cine Paiaguás


15/03 - quarta-feira


8h – Manhã Literária com Prof. Maria Jô

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


19h - Encontro de Leitura: Leituras de trechos do Livro “A queda do céu” de Davi Kopenawa e Bruce Albert

Local: Praça dos Paiaguás


20h - Debate: A situação indígena no Brasil – Arte, cultura e resistência

Mediação: Franciellen Francese

Participantes: Edilva Bandeira e Prof. Esp. Handerson Gonçalves

Local: Praça dos Paiaguás


16/03 - quinta-feira


8h – Manhã Literária: "A Chuvarada"

 com Cia Melissa & Paulo Teatro

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


20h – A Dança na Literatura, com Cia de Dança Fiu Flut

Local: Praça dos Paiaguás


17/03 - sexta-feira


19h – Vivência de Ciranda com Cláudia Borges

Local: Praça dos Paiaguás


21h - Sarau dos Amigos: Cirandas de Lia de Itamaracá, com Tavinho Limma

Intervenção com Melissa Nascimento e Paulo Jordão

Leitura de poemas do livro “As 29 poetas hoje”, organização de Heloisa Buarque de Holanda

Local: Praça dos Paiaguás

Feiras do Livro – Durante a FLIS 2023 acontecerá uma Feira do Livro, com a oferta de diversas publicações com preços especiais. Além disso, nos eventos noturnos, também acontece a tradicional Feira de Troca de Livros, na qual os participantes podem trazer livros usados e trocar por outros. 

Rota FLIS – Todas as manhãs, sempre a partir das 9h, o evento receberá estudantes das escolas de Ilha Solteira que farão a Rota FLIS. Trata-se de um passeio especial monitorado, no qual os alunos conhecerão a Exposição FLIS de Artes e a Feira do Livro. Além disso, eles assistirão ao Festival de Animação, com a exibição de curtas-metragens no Cine Paiaguás, e ainda conferirão uma apresentação especial do artista Magno Abreu. 

E-zine Celeiro Cultural – A partir de março, o site Celeiro Cultural abre espaço para a produção autoral ilhense no E-zine Celeiro Cultural. Todos os domingos, serão publicados textos de escritores de Ilha Solteira, que podem ser conferidos no www.celeirocultural.com. 

Postar um comentário

0 Comentários