Literatura indígena é destaque em mais um dia da 5ª FLIS

A Literatura Indígena deu a tônica da programação desta quarta-feira, 15, na FLIS – Memórias Literárias. A Festa Literária de Ilha Solteita promoveu um encontro de leitura e um bate-papo que destacou escritores indígenas. A FLIS é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio do Proac, e conta com a execução do coletivo Celeiro Cultural e apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira e Prefeitura de Ilha Solteira, através do Departamento de Cultura.

A programação do dia na FLIS começou com uma nova edição da Manhã Literária, que, desta vez, aconteceu no Cine Paiaguás. No evento, a professora Maria Jô e seus alunos do Colégio NEP fizeram leituras e apresentações artísticas. À noite, a FLIS continuou na Praça dos Paiaguás, com um encontro de leitura no qual os presentes leram trechos de “A Queda do Céu”,  de Davi Kopenawa e Bruce Albert, e outras obras da literatura indígena. Em seguida, a professora e artista Franciellen Francese comandou o debate “A Situação Indígena no Brasil – Arte, Cultura e Resistência”, com as participações da professora Edilva Bandeira e do historiador Handerson Gonçalves.

Além disso, durante todo o dia, aconteceram novas edições da Rota FLIS. Na ação, estudantes das escolas ilhenses fazem uma visita à Exposição FLIS de Artes e à Feira do Livro, que estão abertas ao público diariamente no hall do Cine Paiaguás. Os visitantes também puderam conferir o Festival de Animação, no Cine Paiaguás, e a apresentação do artista Magno Abreu na Praça dos Paiaguás.

Nesta quinta-feira, 16, a FLIS – Memórias Literárias continua com mais atrações. Às 8h, a Cia Melissa & Paulo Teatro apresentam “A Chuvarada” na Manhã Literária, que acontece na Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Mais tarde, às 20h, é a vez da Cia de Dança Fiu Flut apresentar o espetáculo “A Dança na Literatura”, na Praça dos Paiaguás. Durante todo o evento também acontece a Feira de Troca de Livros no Coreto Cultural, onde interessados podem deixar um livro e pegar outro.
















Programação FLIS 2023 – Memórias Literárias


16/03 - quinta-feira


8h – Manhã Literária: "A Chuvarada"

 com Cia Melissa & Paulo Teatro

Local: Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand


20h – A Dança na Literatura, com Cia de Dança Fiu Flut

Local: Praça dos Paiaguás


17/03 - sexta-feira


19h – Vivência de Ciranda com Cláudia Borges

Local: Praça dos Paiaguás


21h - Sarau dos Amigos: Cirandas de Lia de Itamaracá, com Tavinho Limma

Intervenção com Melissa Nascimento e Paulo Jordão

Leitura de poemas do livro “As 29 poetas hoje”, organização de Heloisa Buarque de Holanda

Local: Praça dos Paiaguás


Feiras do Livro – Durante a FLIS 2023 acontecerá uma Feira do Livro, com a oferta de diversas publicações com preços especiais. Além disso, nos eventos noturnos, também acontece a tradicional Feira de Troca de Livros, na qual os participantes podem trazer livros usados e trocar por outros. 

Rota FLIS – Todas as manhãs, sempre a partir das 9h, o evento receberá estudantes das escolas de Ilha Solteira que farão a Rota FLIS. Trata-se de um passeio especial monitorado, no qual os alunos conhecerão a Exposição FLIS de Artes e a Feira do Livro. Além disso, eles assistirão ao Festival de Animação, com a exibição de curtas-metragens no Cine Paiaguás, e ainda conferirão uma apresentação especial do artista Magno Abreu. 

E-zine Celeiro Cultural – Em março, o site Celeiro Cultural abre espaço para a produção autoral ilhense no E-zine Celeiro Cultural. Todos os domingos, serão publicados textos de escritores de Ilha Solteira, que podem ser conferidos no www.celeirocultural.com. 

Postar um comentário

0 Comentários