“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar"
Monteiro Lobato
Por Maria Ivanilda Silva
Era uma escola linda, aconchegante, espaçosa, recém construída e bem colorida na bela Alameda São Paulo. Ali ocorreram várias Semanas Literárias. Parece até que foi ontem que aconteceu a primeira, segunda.....vigésima. O envolvimento de toda comunidade escolar era eletrizante em todos os setores da escola. A participação dos pais, representando personagens ou declamando poemas, se tornava sempre um momento de expectativa, adrenalina e superação. “A literatura é a maneira agradável de ignorar a vida”. Fernando Pessoa.
O anfiteatro da escola lotava de crianças, pais e professores. As cores das paredes ficavam nítidas com ornamentos, frases de escritores e personagens abrilhantando a grande festa. O sol parecia entender tudo e seus raios demonstravam nos aplaudir. “A literatura antecipa sempre a vida. Não copia molda-a aos seus desígnios” Oscar Wilde. As crianças felizes sorrindo com suas fantasias aguçando a imaginação naquele momento sublime.
A hora dos ensaios era sempre de muita responsabilidade para interpretar o escritor escolhido, vencer o medo e superar obstáculos. A motivação era plena quando entravam no universo da literatura interpretando e compreendendo Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Elias José, José Paulo Paes, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, Machado de Assis, Ricardo Azevedo, Maurício de Sousa, Bráulio Bessa e tantos outros.
Depois de muita dedicação, as crianças sempre faziam, com excelência, o que lhes era proposto e isso sempre nos trazia muitos risos e até lágrimas de felicidade.
“A memória é o essencial, visto que a literatura está feita de sonhos e os sonhos fazem-se combinando recordações”. Jorge Luís Borges.
O melhor de tudo é encontrar ex-alunos colocando em prática o que aprenderam durante todo tempo que participaram das Semanas Literárias. Colher os frutos das sementes plantadas é magnífico.
“O declínio da literatura indica o declínio da nação”. Jhonn Goethe.
Fevereiro de 2023.
Maria Ivanilda da Silva
12/03/2023
0 Comentários