Com Andréa Beltrão e Isabel Teixeira no elenco, Elo Studios, Viralata e Telecine dão início às filmagens de “Avenida Beira-Mar”

Foram iniciadas as filmagens de “Avenida Beira-Mar”, longa-metragem de Maju de Paiva e Bernardo Florim. O filme trata da amizade entre Rebeca (Milena Pinheiro) e Mika (Milena Gerassi), duas meninas de 13 anos de idade, que se tornam inseparáveis.

As atrizes Andréa Beltrão e Isabel Teixeira fazem parte do elenco e darão vida à Marta e Viviane, mães de Rebeca e Mika. Com produção da Elo Studios e coprodução da Viralata e do Telecine, o longa conta com filmagens em Niterói, Rio de Janeiro, e pretende discutir a questão da diversidade de gênero. “Avenida Beira-Mar abordará essa temática sob um viés ainda mais delicado: a infância", conta Maju de Paiva.

As duas meninas têm muito em comum e estão em busca de seu lugar no mundo, apesar de lutarem batalhas diferentes. Os adultos não verão com bons olhos a proximidade entre elas. Em 1998, o mundo está prestes a se abrir para as garotas.

"O projeto parte do desejo de ressignificação do gênero coming of age. Durante muito anos fomos bombardeados com uma imagem dourada da infância e da adolescência, pautada sempre por filmes estadunidenses. Acredito que agora seja um tempo de encontrarmos novas protagonistas, que têm problemas mais próximos aos nossos e que se unem justamente porque encontram pertencimento uma na outra e juntas não se sentem tão desajustadas assim. E eu acredito que o cinema seja uma ferramenta poderosa justamente por isso. O cinema nos dá a possibilidade de nos identificarmos, mas também de empatizarmos com experiências diferentes das nossas. A história de Mika, Rebeca e Marta é sobre o que temos em comum, não sobre nossas diferenças", diz Maju. “A infância é um período de testes, uma época de aprendizado na qual formamos nossa visão de mundo. Preconceitos de cor, raça e gênero não estão cristalizados no imaginário das crianças. Avenida Beira-Mar é uma parábola sobre os conflitos entre o mundo adulto e o infantil”, completa o diretor, Bernardo Florim.

“Avenida Beira-Mar” faz parte do Selo ELAS, iniciativa da Elo Studios que visa fomentar o cinema feito por mulheres, na intenção de contribuir para a equidade de gênero no audiovisual, e foi o vencedor do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine 2020. Como parte do prêmio, o Telecine fez uma pré-compra do filme, entrando no projeto desde o início, como grande parceiro: “A parceria com o Selo ELAS e o Cabíria abriu caminho para que projetos que já buscávamos há algum tempo no mercado chegassem a nós, através de uma confluência de curadorias. A partir da aquisição do título, a associação como coprodutores foi o caminho natural para este projeto, alinhado, sob diferentes aspectos, a pilares que consideramos essenciais na nossa carteira de conteúdo -- diversidade e representatividade. Como especialistas em cinema, é nossa missão apostar em novos talentos e em filmes com potencial de renovar o olhar e ampliar o debate sobre esses temas”, comenta Bruna Brasil, Coordenadora de Aquisição de Conteúdo do Telecine.

O longa tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.

Além do início desta produção, ainda em 2023, a Elo Studios deve distribuir nos cinemas os longas “De Repente, Miss!”, com Fabiana Karla e Giulia Benite, e “Viva a Vida”, com Thati Lopes no elenco.


Ficha Técnica:


Uma Produção Elo Studios, Produtora Viralata e Telecine

Direção e Roteiro: Maju de Paiva e Bernardo Florim

Com a produção de Sabrina Nudeliman, Gabriel Correa e Castro e Sergio Pedrosa

Produtores Executivos: Gabriel Correa e Castro e Jatir Eiró

Produtora executiva de desenvolvimento: Paula Garcia

1a Assistente de Direção: Ana Izabel Aguiar

Direção de Produção: Paula Alves

Direção de Fotografia: Luis Abramo

Técnico de Som: Ana Luiza Penna

Direção de Arte: Emily Pirmez

Figurinista: Carolina Louceiro

Caracterização: Isabella Pamplona


Elenco principal:

Andréa Beltrão (personagem Marta)

Isabel Teixeira (personagem Viviane)

Milena Pinheiro (personagem Rebeca)

Milena Gerassi (personagem Mika)


Elenco Coadjuvante:

Ângela Rebello (personagem Ângela)

Emiliano Queiroz (personagem Seu Mário)

Cesar Augusto (personagem Cesar)

Analu Prestes (personagem Dona Jô)

Bruno Bernardini (personagem André)

Dinho Valladares (personagem Rui)

Daniel Breda (personagem Guga)

Pedro Enrico Madruga (personagem Deco)

Tayê Couto (personagem Milena)

Aline Bourseau (personagem Heloísa)


Maju de Paiva

Maju de Paiva é diretora e roteirista dos curtas “Pequenos Animais Sem Dono” (2015) e “Cravo, Lírio e Rosa” (2018), contemplados por editais da SECEC-RJ e exibidos e premiados em festivais como FICUNAM, FESTin, Kinoforum, Festival de Tiradentes, Curta Cinema e Mostra Sesc de Cinema. Em 2017, “Pequenos Animais” foi exibido nos programas Curta na Tela e Pausa pro Café, no Canal Brasil.

Seu projeto de longa, “Avenida Beira-Mar”, foi vencedor da categoria Melhor Roteiro de Longa-Metragem do FRAPA, segundo lugar no Prêmio Cabíria e foi selecionado pelo Lab. Novas Histórias 2018.

Em 2020, recebeu o prêmio Selo Elas Cabíria Telecine, tornando-se uma coprodução da Elo Company e sendo vendido para o Telecine. Em 2021, o projeto foi selecionado para o workshop Produire au Sud (França) e o Telecine também entrou como coprodutor. Seu segundo roteiro, do longa-metragem “Diário do Fogo”, escrito com Bernardo Florim e também uma coprodução Telecine, foi selecionado pelo edital RioFilme 2021 e será filmado em 2023.

Bernardo Florim

Graduado em Cinema (UFF) e Mestre em Mídia Criativa (ECO -- UFRJ), Bernardo Florim é roteirista dos longas-metragens “Missão 115” (Festival É Tudo Verdade), “Nelson Pereira dos Santos: Uma Vida de Cinema” (selecionado para o festival de Cannes de 2023), “Zé Kéti: Eu Sou o Samba” (CineBrasil TV), “Euclydes Pinto Martins” (CineBrasil TV), “Trágicas” (Festival de Tiradentes) e da série “Onde a Beleza Está” (Canal Curta!). Seus projetos de ficção receberam prêmios nacionais e internacionais.

“Avenida Beira-Mar” foi eleito Melhor Roteiro no FRAPA, recebeu o Selo Elas Cabíria e o prêmio Cabíria Telecine, foi selecionado pelo Lab. Novas Histórias SESC/SENAC e pelo Produire au Sud, prestigiado workshop do Festival des 3 Continents (Nantes). O projeto é uma coprodução Telecine, Elo Company e Viralata Produções.

“Animais da Noite” foi selecionado para o Brasil Cinemundi e tem distribuição da O2 Filmes. “Diário do Fogo” foi patrocinado pela Riofilme e é também uma coprodução Telecine.


ELO STUDIOS

A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.

Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros.

A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras - SELO ELAS - e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas.

Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Depois da Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente, Miss!” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D'amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas).

Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo

Viralata

A Viralata é uma produtora independente que valoriza a visão autoral de seus diretores e possui filmes únicos em seu portfólio. A produtora está há mais de 12 anos no mercado e possui sede no Rio de Janeiro e em Porto, Portugal. Entre seus projetos, destacam-se os documentários "Blitz, o Filme", exibido no Festival do Rio; "Palace II", uma coprodução com a Globo Filmes; a série "Roda de Choro" para o Canal Curta; "Enjoying Rio", exibida em mais de 84 territórios; "Cris Pelo Mundo", em sua 5ª temporada e a série "B-Side Of The Road". Além disso, o longa de ficção "Natureza Morta" que estreou na Mostra Tiradentes e o longa "Madalena", uma coprodução com a PoloFilme e Raccord Produções, que participou de mais de 30 festivais internacionais, estreando no Festival de Rotterdam e ganhando o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Istambul.

No momento, a Produtora Viralata está trabalhando na produção do longa de ficção "Avenida Beira-Mar", em coprodução com a Elo Studios e TELECINE; o longa "Diário de Fogo", também em coprodução com o Telecine; o longa documental "Euclides Pinto Martins"; "Abigail" (Bibi Ferreira) e "Reconhecidos" e a série "Negro Muro" para o GNT.

Sobre o Telecine

Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.

Selo ELAS

Atualmente, apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente são dirigidos por mulheres. Nós queremos mais. Nós queremos nossas histórias. Nós queremos o nosso visual. Queremos mais mulheres em equipes. Queremos mulheres protagonistas e melhor representadas nas telas. Neste selo especial, a Elo se torna ELAS e fomenta a produção de filmes dirigidos por mulheres. Além do trabalho estratégico da Elo Company como distribuidora dos filmes selecionados no selo, foi formado um grupo de consultores experts da indústria audiovisual (nas áreas executiva, artística e jurídica), que contribuem voluntariamente com as realizadoras através de seus projetos, trazendo observações voltadas ao potencial comercial e posicionamento de mercado de cada filme, visando impulsionar os resultados nas diferentes mídias no Brasil e no mercado internacional.


Postar um comentário

0 Comentários