Afrocentrando promove oficina de máscaras na sede da Cia Melissa & Paulo Teatro

A “Contação e Contos Africanos”, com os atores Melissa Nascimento e Paulo Jordão, abriu na última sexta-feira (19), na sede da Cia. Melissa & Paulo, abriu a programação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo.

Tendo como plateia alunos da escola municipal “ABBS, “Contos Africanos” reúniu três histórias da tradição oral africana: “UBUNTU” que narra o episódio onde crianças de uma aldeia ao ganhar um cesto de doces de um visitante estrangeiro, tomam uma atitude que surpreenderá a todos. O segundo conto chama-se “OS CATADORES DE FRUTAS”, onde um jovem é levado até o centro da aldeia e recebe a maior homenagem de sua vida. Por fim, “A LENDA DAS ABAYOMIS”, conta sobre a boneca africana criada por mulheres negras nos porões dos navios de escravos para acalmar, proteger e dar alegrias às crianças que eram trazidas para um mundo completamente novo e assustador. Abayomi, na língua iorubá, significa ” encontro precioso”.

A contação de histórias faz parte da programação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.

O Projeto “Afrocentrando” – educando com arte pluriétnica e decolonial resgata a ancestralidade como fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e criatividade. Da tradição oral ao legado literário, esta edição do projeto de ocupação da sede da Cia Melissa e Paulo Teatro faz revisita aos legados culturais e artistas brasileiros da negritude. Traz também as novas produções artísticas e literárias e o protagonismo juvenil na construção da cidadania.

O projeto “Afrocentrando” é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com execução da Cia Melissa & Paulo Teatro.

Nesta sexta-feira (26), dentro da programação da Festa Literária de Ilha Solteira (FLIS), o projeto continua com a oficina gratuita de confecção de máscaras com o tema “Continente Africano”.

A oficina propõe uma visitação ao universo das máscaras, das estampas africanas e seus significados. De forma prática, objetivo do projeto é trazer conhecimento das diferenciações étnicas e as riquezas culturais de todo o continente africano por meio de suas artes manuais. As padronagens, texturas, cores e técnicas como recurso de aprendizagem para o aprimoramento das habilidades manuais e referências estéticas.

A oficina será ministrada pelos artistas Melissa Nascimento e Paulo Jordão.

Postar um comentário

0 Comentários