Afrocentrando realiza nova oficina para professores

Depois uma nova edição com contos africanos, realizada no último dia 23, o projeto “Afrocentrando”, da Cia. Melissa & Paulo, terá uma oficina de contação de histórias, com enfoque na história e cultura africana, para professores, ministrada pelos atores e arte-educadores Melissa Nascimento e Paulo Jordão. A ação, contemplada no Edital da Lei Paulo Gustavo, destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. acontece nesta segunda-feira, 2 de setembro.

“Contos Africanos” reúniu três histórias da tradição oral africana: “UBUNTU” que narra o episódio onde crianças de uma aldeia ao ganhar um cesto de doces de um visitante estrangeiro, tomam uma atitude que surpreenderá a todos. O segundo conto chama-se “OS CATADORES DE FRUTAS”, onde um jovem é levado até o centro da aldeia e recebe a maior homenagem de sua vida. Por fim, “A LENDA DAS ABAYOMIS”, conta sobre a boneca africana criada por mulheres negras nos porões dos navios de escravos para acalmar, proteger e dar alegrias às crianças que eram trazidas para um mundo completamente novo e assustador. Abayomi, na língua iorubá, significa “encontro precioso”.

A ação, em realização cruzada com a Lei Paulo Gustavo Municipal, também foi apresentada para os alunos da APAE de Ilha Solteira na última terça-feira (27), como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que ocorre de 21 a 28 de agosto.

Oficina

A oficina, que acontece nesta segunda-feira, a partir das 17h, na sede da Cia. Melissa & Paulo, que fica no Passeio Uberaba nº 403, oferecerá técnicas de contação de histórias com foco na cultura africana, abordando questões como a contextualização histórico-cultural, literatura e tradição oral, os griots e seus papeis na preservação da memória e da cultura.

Os atores mostrarão formas de ler e contar histórias usando o corpo e a voz como elementos da representação e finalizarão com dinâmicas e laboratório de criação.

Ela será oferecida gratuitamente para os professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Ilha Solteira e ao público interessado.

Esta é mais uma ação do Projeto “Afrocentrando”, contemplado no Edital da Lei Paulo Gustavo, destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. A programação prevê eventos até o final de novembro.

Postar um comentário

0 Comentários