O Projeto “Afrocentrando” recebeu a educadora musical e brincante Claudia Borges, para uma oficina de “Músicas e Brincadeiras Africanas”, uma roda que visa promover a rica diversidade cultural do continente africano através da música. A oficina foi realizada na sede da Cia. Melissa e Paulo, situada no Passeio Uberaba 403.
Durante a vivência, os participantes tiveram a oportunidade de explorar ritmos e instrumentos não convencionais de percussão, além de brincadeiras musicais africanas. A atividade incluiu demonstrações práticas da música africana e a importância cultural de suas tradições ampliando assim o conhecimento e a apreciação musical.
A oficina foi a nona ação do Projeto “Afrocentrando”, uma realização da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, por meio da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, com execução da Cia Melissa & Paulo Teatro, contemplada no Edital da Lei Paulo Gustavo, destinado a apoiar financeiramente projetos que tenham por objeto a manutenção de atividades de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.
O Projeto “Afrocentrando” – Educando com Arte Pluriétnica e Decolonial resgata a ancestralidade como fonte de sabedoria, identidade, pertencimento e representatividade. Da tradição oral, às produções literárias, o projeto de ocupação da sede da Cia. Melissa e Paulo Teatro revisita os legados culturais do continente mãe e os pensadores brasileiros da negritude. Traz também as novas produções artísticas e literárias que promovem o protagonismo e a construção da cidadania plena.
0 Comentários