A Literatura como Instrumento de Mudança da Humanidade - por Maria Ivanilda


Por Maria Ivanilda


Eu sou Maria Ivanilda, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparecida Benedita Brito da Silva. Quando fui convidada para trabalhar na Sala de Leitura da escola, sabia do meu desafio e da responsabilidade. O objetivo era despertar e motivar o interesse pela leitura nos alunos, mas isso só é possível se reconhecermos a importância da literatura na formação de um ser humano.  As aulas são de cinquenta minutos semanais. Nesse período, as crianças escolhem os livros e inicia-se o processo da leitura. Para estimula-las ainda mais, há um momento em que eu conto uma história sempre preparada com antecedência, todos participam com muita atenção.


Trabalho também histórias temáticas como: Preservação do meio ambiente, preconceito, bullyng, etc. Assim refletimos sobre o tema. São muitas as atividades diversificadas em uma programação ao longo do ano.


Logo no início do meu trabalho, proporcionei diversas atividades para incentivar o prazer de se entrar em contato com o mundo mágico da leitura. No primeiro semestre sempre ocorreu a inesquecível Semana Literária, com textos de escritores importantes: Machado de Assis, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes e muitos outros. Nesses eventos, há o envolvimento de professores e alunos, familiares e comunidade em geral. Várias atividades interessantes foram desenvolvidas, como por exemplo: a Dramatização de textos (contos, fábulas, apólogos, lendas, poesias e músicas), Leitura Dramática, Declamação de Poesias e danças coreografadas. As manhãs eram mágicas e o imaginário fluía no ar e nas pequenas mentes brilhantes.


Os alunos tem a liberdade de escolher semanalmente um livro para ler em casa e no retorno fazem roda de leitura,  o ápice ao final do primeiro semestre é um Concurso para observar o progresso até aquele momento. Os vencedores recebem mimos e certificado de participação. E no final do segundo semestre o Concurso é de leitura, momento em que fica muito visível o desenvolvimento de cada aluno. Nesse semestre, temos também atividades como o “Soletrando”, com o objetivo de aumentar o  vocabulário, a oralidade e, consequentemente,  a escrita. O nosso piquenique de leitura é um momento descontraído com brincadeiras, alegria e energia. Conto Histórias de forma diversificada, com fantoches ou caracterização de personagens dos Contos Clássicos. A avaliação ocorre de forma contínua com observação diária do avanço da criança e também através da auto-avaliação.


A literatura é a arte da palavra, instrumento de comunicação, pois transmite o conhecimento/cultura de um povo e tem como função o desvelar da realidade. A literatura nos possibilita refletir, emocionar e humanizar. Mesmo durante a pandemia,   continuei com meu trabalho à distância, levando a esperança de dias melhores, uma vez que  a literatura serve como ferramenta para a criança compreender melhor seu contexto com menos sofrimento, bem como proporciona o alívio de eventuais conflitos. Nesse sentido, continuei com esse trabalho em 2020 e pude manter o vínculo com os alunos

Postar um comentário

28 Comentários

  1. Muito bom participar desse projeto dando minha contribuição com minha experiência sobre leitura .

    ResponderExcluir
  2. Incrível perceber que profissionais continuam entregando conhecimento com muito amor e dedicação. Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professora Maria Ivanilda pelo texto e pelo importante trabalho que realiza junto as crianças!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns professora Maria Ivanilda pelo texto e pelo importante trabalho que realiza junto as crianças!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professora Maria Ivanilda pelo texto e pelo importante trabalho que realiza junto as crianças!

    ResponderExcluir
  6. Parabens professora Maria Ivanilda, sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Maria Ivanilda! Seu trabalho é muito importante. Merece todo reconhecimento. As crianças são privilegiadas, pois você faz tudo com muito amor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns professora Maria Ivanilda pelo seu comprometido com a Língua Portuguesa, Escola e com a sociedade.Que Deus continue dando lhe mta sabedoria.

    ResponderExcluir
  9. Trabalho maravilhoso e fundamental no desenvolvimento dos alunos, parabéns...

    ResponderExcluir
  10. parabéns Maria Ivanilde...abraços

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, como é maravilhoso a arte de despertar o conhecimento e desenvolvimento pela leitura.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns minha amiga querida Maria Ivanilda...seu trabalho é sensacional fico admirada quando você posta os vídeos contando histórias a seus alunos mtos são caracterizadas de acordo com as personagens acho isso muito interessante e uma grande forma de incentivo para as crianças... mais uma vez PARABÉNS! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Maria Ivanilda pelo seu trabalho, pois faz com amor e dedicação. Que bom acompanhar sua caminha. 👋🎉🎊🌹🌹👋👋

    ResponderExcluir
  14. Parabens Maria Ivanilda, tudo que é feito com amor colhemos muitos frutos deliciosos, é gratificante saber que vc é um instrumento de transformação para todas essas crianças.

    ResponderExcluir
  15. Todo o meu respeito e reconhecimento pelo seu trabalho maravilhoso professora Maria Ivanilda. Tive o privilégio de lhe acompanhar de perto como desenvolve com amor e dedicação o trabalho de literatura com as crianças!! Aprendi muito com você também! Exemplo 💎
    Parabéns querida amiga 👏🏻🥰🌹 Sucessos sempre 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muutio obrigada...fico até emocionada🙏🙏❤️❤️🥰🥰

      Excluir
  16. Parabéns Maria Ivanilda, seu trabalho na escola é muito importante para essas crianças...adorei o texto!!!

    ResponderExcluir