Por Maria Ivanilda


Eu sou Maria Ivanilda, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aparecida Benedita Brito da Silva. Quando fui convidada para trabalhar na Sala de Leitura da escola, sabia do meu desafio e da responsabilidade. O objetivo era despertar e motivar o interesse pela leitura nos alunos, mas isso só é possível se reconhecermos a importância da literatura na formação de um ser humano.  As aulas são de cinquenta minutos semanais. Nesse período, as crianças escolhem os livros e inicia-se o processo da leitura. Para estimula-las ainda mais, há um momento em que eu conto uma história sempre preparada com antecedência, todos participam com muita atenção.


Trabalho também histórias temáticas como: Preservação do meio ambiente, preconceito, bullyng, etc. Assim refletimos sobre o tema. São muitas as atividades diversificadas em uma programação ao longo do ano.


Logo no início do meu trabalho, proporcionei diversas atividades para incentivar o prazer de se entrar em contato com o mundo mágico da leitura. No primeiro semestre sempre ocorreu a inesquecível Semana Literária, com textos de escritores importantes: Machado de Assis, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes e muitos outros. Nesses eventos, há o envolvimento de professores e alunos, familiares e comunidade em geral. Várias atividades interessantes foram desenvolvidas, como por exemplo: a Dramatização de textos (contos, fábulas, apólogos, lendas, poesias e músicas), Leitura Dramática, Declamação de Poesias e danças coreografadas. As manhãs eram mágicas e o imaginário fluía no ar e nas pequenas mentes brilhantes.


Os alunos tem a liberdade de escolher semanalmente um livro para ler em casa e no retorno fazem roda de leitura,  o ápice ao final do primeiro semestre é um Concurso para observar o progresso até aquele momento. Os vencedores recebem mimos e certificado de participação. E no final do segundo semestre o Concurso é de leitura, momento em que fica muito visível o desenvolvimento de cada aluno. Nesse semestre, temos também atividades como o “Soletrando”, com o objetivo de aumentar o  vocabulário, a oralidade e, consequentemente,  a escrita. O nosso piquenique de leitura é um momento descontraído com brincadeiras, alegria e energia. Conto Histórias de forma diversificada, com fantoches ou caracterização de personagens dos Contos Clássicos. A avaliação ocorre de forma contínua com observação diária do avanço da criança e também através da auto-avaliação.


A literatura é a arte da palavra, instrumento de comunicação, pois transmite o conhecimento/cultura de um povo e tem como função o desvelar da realidade. A literatura nos possibilita refletir, emocionar e humanizar. Mesmo durante a pandemia,   continuei com meu trabalho à distância, levando a esperança de dias melhores, uma vez que  a literatura serve como ferramenta para a criança compreender melhor seu contexto com menos sofrimento, bem como proporciona o alívio de eventuais conflitos. Nesse sentido, continuei com esse trabalho em 2020 e pude manter o vínculo com os alunos