Tecer

Por André Santana



No dicionário, “tecer” é definido como entrelaçar metodicamente, ou produzir tecido manipulando fios. Não há definição melhor para tentar resumir tudo o que foi feito nestes sete meses de Tecendo Leituras. O projeto reuniu um grupo amplo, engajado e variado, que se propôs a produzir um grande tecido de conhecimento, de trocas, de aprendizado e de afeto.


Isso porque nós acreditamos no poder transformador da cultura, em geral, e da literatura, em particular. O tecido criado a partir das ações do Tecendo Leituras, fio a fio, entrelaçou literatura, mas também música, teatro, cultura popular… Entrelaçamos artes para tecer nossas leituras, ampliando nossos horizontes e experimentando lugares onde provavelmente nunca estivemos antes.


Nestes sete meses, mostramos a importância das Histórias Maravilhosas, já que a fantasia nos ajuda a compreender a nossa própria realidade. Também falamos de Cordel e Literatura Popular, para desmistificarmos a ideia de que cultura precisa ser algo erudito ou distante, e ainda aprendemos a valorizar o que é nosso, que é feito no nosso quintal. Colocamos as mulheres como protagonistas, quando conhecemos nossas jovens escritoras e debatemos assuntos como o feminismo. Ao focarmos os clássicos, conseguimos compreender de onde partimos, onde estamos e onde queremos chegar. E, por fim, ao discutirmos literatura indígena, afro e LGBTQIA+, demos voz àqueles que nem sempre têm espaço para falar.


Foi um tear minucioso, por vezes exaustivo, mas de inegável poder transformador. Sete meses depois, não somos quem éramos. Mas o trabalho ainda não acabou. Na verdade, nunca acaba. Afinal, temos um belo tecido em mãos. Já sabe o que vai fazer com ele?


André Santana é jornalista e escritor. Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing e Gestão Cultural, atualmente cursando graduação em Letras. Escreve sobre cultura para sites e presta assessoria de comunicação para projetos culturais. É autor do livro "Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos" e organizador da antologia "Ilhados".


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Que lindeza de texto, tecido com muita ternura. Estamos finalizando maus um Projeto juntos, com esforço, trabalho e alegria.❤❤

    ResponderExcluir